LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS QUE LEVAM OS CONDUTORES A COMETEREM INFRAÇÕES DE TRÂNSITO ATRAVÉS DAS ALEGAÇÕES NOS RECURSOS DAS AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO

Bianca da Rocha Oliveira, Bernadete Rossi Barbosa Fantin

Resumo


 RESUMO

  Este trabalho aborda a condição dos condutores de veículos quanto à educação para o trânsito, o qual, no decorrer dos tempos, vem se tornando caótico devido às falhas encontradas no sistema de trânsito. O objetivo deste trabalho foi analisar os autos de infração de trânsito contra proprietários e condutores de veículos e as alegações encontradas nos recursos interpostos pelos mesmos para justificar a infração, a fim de verificar o que os levou a burlar a legislação e, com isso, sugerir medidas que atuem diretamente no ponto que os impulsiona a desobedecer à lei que, em muitos casos, implica riscos a outros usuários do sistema de trânsito. O sistema atual de trânsito apresenta falhas, tanto por parte da população quanto por parte do poder público o qual, em muitos casos, é ausente ou ineficiente. A metodologia empregada para a realização do trabalho foi de pesquisa analítica envolvendo revisão bibliográfica e documental, sendo também realizada entrevista com o delegado de trânsito de Botucatu, com a delegada adjunta e com o presidente da Junta Administrativa de Recursos contra Infrações. Com as análises realizadas nos Autos de Infração de Trânsito e nos recursos, foi possível a identificação das infrações mais cometidas e também foi verificado que os autuados apresentam alegações inconsistentes nos recursos. Foi possível perceber também que a educação para o trânsito não atinge, nem sensibiliza o condutor como deveria, é notório que, apesar de conhecer a legislação, muitas vezes o motorista comete a infração conscientemente. A educação não é somente para instruir a população, mas para fazê-la obedecer e respeitar à legislação, sendo necessário, para tanto, investir mais nessa área, pois todos são usuários do sistema de trânsito.

 PALAVRAS-CHAVE: Autuações. Educação. Infrações. Trânsito.

 

 LIST OF PROBLEMS LEADING DRIVERS THE COMMIT OFFENSES TRAFFIC  ACROSS THE ALLEGATIONS OF CHARGES FILED IN TRANSIT FUNDS

 

 ABSTRACT

 This work addresses the condition of drivers regarding traffic education, which, throughout the ages, has become chaotic due to failures in the transit system. The aim of this study was to examine the records of traffic infraction against owners and drivers of vehicles and found the allegations in the suits filed by them to justify the violation in order to verify that led them to circumvent the law and therefore suggest that measures act directly on the point that pushes you to disobey the law, which often entails risks to other users of the transit system. The current transit system is flawed, both by population and by the government, which in many cases is absent or ineffective. The methodology used for conducting this study was analytical research involving literature review and documentary, and also interviewed with the chief of transit in southeastern Brazil, with the police and the deputy chairman of the Joint Administrative Appeals against infractions. With the analysis made in the tax assessment notices Transit and resources, we could identify most of the offenses committed, and also found that the inconsistent claims have litigated in the appeals. It was possible to realize also that traffic education is not as even touches the driver as it should, it is notable that despite being aware of legislation often the driver commits the offense knowingly. Education is not only to educate the population, but to make her obey and respect the law is necessary to invest more in that area, since all are users of the transit system.

  KEYWORDS: Assessments. Education. Infractions. Transit.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.