VIABILIDADE DA OPERAÇÃO DE EMBARCAÇÃO AUTOPROPELIDA E AUTOCARREGÁVEL PARA TRANSPORTE DE CONTÊINERES NA HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ

Pedro de Oliveira Corrêa, Erico Guerreiro

Resumo


RESUMO

 A operação intermodal apresenta vantagens operacionais em relação à operação unimodal, pois pode aproveitar melhor as modalidades de transporte. O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade de operação de uma embarcação para o transporte de contêineres, na hidrovia Tietê-Paraná, que possibilitaria a prática da intermodalidade hidro-rodoviária na região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Para isso, criou-se um conceito de embarcação, autopropelida e autocarregável e, a seguir, fez-se um estudo de viabilidade econômica através do método de análise de cenários. Este estudo apresenta somente cenários de ocupação da embarcação em uma mesma rota, porém são necessários estudos complementares que analisem a operação com variação na quantidade de paradas, nos tempos de carga e descarga e com infraestrutura de terminais. Na situação em que se apresenta o transporte de cargas no Brasil, utilizando-se majoritariamente do modal rodoviário, e no que tange a expansão de mercados e crescimento da economia, são necessárias adoções de novas medidas tecnológicas para melhorar o desempenho do transporte de cargas. Nesse sentido, este estudo aponta uma saída para o transporte interior do país, que aumenta a capacidade de transporte e diminui custos de fretes sem a necessidade de investimentos em novas vias.

 PALAVRAS-CHAVE:   Contêiner.    Hidrovia    Tietê-Paraná.     Intermodalidade.   Transporte hidroviário.

 

FEASIBILITY OF OPERATION OF A SELF-PROPELLED AND SELF-LOADING VESSEL FOR CONTAINER TRANSPORT IN TIETÊ-PARANÁ

 

 ABSTRACT

 In the scenario that presents transportation in Brazil, when it comes to expanding markets for developing the country, adoptions are required of new economic and technological measures for achieving these goals. This study shows a new departure for the transport within the country, improving its flow capacity of production, speeding up the process, reduction of freight costs and favoring the opening of new investments in the sector. That would come as an extra incentive for the development of the Midwest and Southeastern region of Brazil. The aim of this study is to analyze the feasibility of operating a self-propelled vessel, equipped for handling containers, without the need of a complex infrastructure with terminals for storage and handling of containers, by waterways of Tietê-Parana to supply the market in the region. As the technology of container transport is not used in the country, the study will be conducted with scenario building as a methodology and the adoption of approaches of concept for a project of naval engineering.

 KEYWORDS: Container. Intermodality. Tietê-Paraná. Water Transport.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.