IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA MELHORIA DA QUALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Resumo
O presente trabalho analisa um caso real de implantação de uma das etapas de um Programa de Melhoria da Qualidade denominada Mapeamento de Processos, em uma instituição de ensino superior pública, fato este não muito comum, já que a grande maioria dos relatos de aplicações está relacionada ao ambiente industrial. Analisou-se a estratégia utilizada neste projeto, com ênfase ao detalhamento da metodologia aplicada aos colaboradores da instituição, para sua capacitação e autonomia no uso destas ferramentas nas fases de inventário, hierarquia e priorização de processos, elaboração de SIPOC e de fluxograma. A sistemática utilizada englobou a criação de seis frentes de ação para a aplicação das etapas de planejamento: com a elaboração de cronograma; treinamento: com a capacitação de mais de 93% dos colaboradores; execução: com a elaboração por todas as frentes de 16 hierarquias, 6 SIPOC e 8 fluxogramas; e monitoramento: com a realização de reuniões de acompanhamento e adoção de ações corretivas. Ao final do projeto, conclui-se que o Mapeamento de Processos é totalmente aplicável a este tipo de instituição, bem como a outros prestadores de serviços, havendo, porém, a necessidade de prévia adaptação da metodologia. Observou-se também que os colaboradores assimilaram a aplicação da metodologia proposta e que a etapa seguinte de Padronização dos Processos já se iniciou na instituição.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Melhoria. Processos. Qualidade.
IMPLEMENTATION OF A PROCESS MAPPING PROJECT FOR QUALITY INPROVEMENT IN A PUBLIC INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION
ABSTRACT
This paper examines an actual case of a deployment stages of a Quality Improvement Program called Process Mapping in a public institution of higher education, a fact not very common, since the vast majority of the reported applications are related the industrial environment. It was analyzed the strategy used in this project, with emphasis on details of the methodology applied to employees of the institution for empowerment and autonomy in the use of these tools in the stages of inventory, hierarchy and prioritization processes, development of SIPOC and flowchart. The system used involved the creation of six areas of action for implementing the planning stages: the drafting of schedule; capacity: training with more than 93% of employees; performance: with the development on all fronts of 16 hierarchies, 6 SIPOC and 8 flowcharts, and monitoring: meetings with the monitoring and taking corrective actions. At the end of the project, it is concluded that the mapping process is fully applicable to this type of institution, as well as other service providers, but there is the need for prior adaptation of the methodology. It was also noted that employees have assimilated the proposed methodology and that the next stage of the standardization process has begun in the institution.
KEYWORDS: Education. Improvement. Process. Quality.
IMPLENTACIÓN DE UN PROYECTO DE MAPEO DE PROCESOS DE MEJORAMIENTO DE LA CALIDAD EN UNA INSTITUCIÓN PÚBLICA DE EDUCACIÓN SUPERIOR
RESUMEN
Este artículo examina un caso real de una etapa de implementación de un programa de Mejoramiento de la Calidad denominado Mapeo de Procesos en una institución pública de educación superior, un hecho no muy común, ya que la gran mayoría de las aplicaciones denunciadas se relacionan con el medio ambiente industrial. Se analizó la estrategia utilizada en este proyecto, con énfasis en los detalles de la metodología aplicada a los empleados de la institución para el empoderamiento y la autonomía en el uso de estas herramientas en las fases de inventario, jerarquía y priorización de los procesos, el desarrollo de SIPOC y diagrama de flujo. El sistema empleado consiste en la creación de seis áreas de acción para la aplicación de las fases de planificación: con la elaboración del plan de desarrollo, formación: con la capacitación de más del 93% de los empleados, ejecución: con el desarrollo en todos los frentes de 16 jerarquías, 6 SIPOC y 8 diagramas; y monitoreo: con reuniones con el seguimiento y implementación de acciones correctivas. Al final del proyecto, se concluye que el proceso de asignación es plenamente aplicable a este tipo de instituciones, así como otros proveedores de servicios, pero no hay la necesidad de adaptación previa de la metodología. También se señaló que los empleados han asimilado la metodología propuesta y que la próxima etapa del proceso de normalización se ha iniciado en la institución.
PALABRAS-CLAVE: Calidad. Educación. Mejoramiento. Procesos.
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