USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA

Vivian Toledo Santos Gambarato, Ana Paula Batista, Larissa de Souza Giandoni

Resumo


Cada vez mais pessoas com alguma deficiência procuram as Instituições de Ensino Superior (IES) para se profissionalizarem e conseguirem um bom emprego. Porém, nem sempre as IES estão preparadas para recebê-las. O ideal seria se estivessem adaptadas às acessibilidades físicas e tecnológicas. O presente trabalho tem por objetivos demonstrar as tecnologias assistivas disponíveis, além de descrever a adequação da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC-BT), uma IES de médio porte, para promover a acessibilidade de alunos com deficiência visual total ou parcial e sua inclusão, tornando-a mais acessível a estes alunos para que se sintam mais incluídos e tenham um tratamento igualitário, minimizando as dificuldades de acesso aos materiais necessários ao seu aprendizado.

 Palavra-chave: Tecnologias assistivas. Ensino Superior. Deficiência Visual.

 

USE OF ASSISTIVE  TECHNOLOGIES  IN HIGHER EDUCATION TECHNOLOGICAL

 ABSTRACT 

 More and more people with a deficiency  seeking the Higher Education Institutions (IES) to professionalize and get a good job. However, IES  are not always prepared to receive them. The ideal would be if they were adapted to the physical and technological accessibility. This study aims to demonstrate the assistive technologies available, and describe the appropriateness of the Botucatu School of Technology (FATEC-BT), a medium sized IES , to promote accessibility for students with visual impairments and their total or partial inclusion , making it more accessible to these students to feel more included and have equal treatment, minimizing the difficulties of access to materials necessary for their learning.

 Keyword: Assistive Technologies. Higher Education. Visual Impairment.

 

USO DE TECNOLOGÍAS ASISTIVAS EN  LA EDUCACIÓN SUPERIOR TECNOLÓGICA

 RESUMEN

 Cada vez más personas con alguna deficiencia buscan las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) para profesionalizarse y lograr un buen empleo. Sin embargo, no siempre las IES están preparadas para recibirlas. Lo ideal sería si estuvieran adaptadas a las accesibilidades físicas y tecnológicas. El presente trabajo tiene por objetivos demostrar  las tecnologías asistivas disponibles, además de describir la adecuación de la Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC-BT), una IES de medio porte, para promover la accesibilidad de alumnos con deficiencia visual o parcial y su inclusión, tornándolas más accesible a estos alumnos que se sientan más incluidos y tengan un tratamiento igualitario, minimizando las dificultades de acceso a los materiales necesarios a su aprendizaje.

 Palabras-clave: Tecnologías asistivas. Enseñanza Superior. Deficiencia visual.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.