OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE E LOGÍSTICA DE MATERIAIS

Gustavo Escolástico Roncari, Osmar Delmanto Delmanto Junior

Resumo


Em países com grandes dimensões como o Brasil, o problema dos transportes tem grande importância por refletir diretamente no desenvolvimento da nação, devido à circulação de pessoas e mercadorias. De todos os modais de transportes existentes no Brasil, o que vem sendo mais utilizado é o rodoviário, com 60% na movimentação total dos produtos, e uma das variáveis responsáveis por essa alta porcentagem é a falta de incentivos monetários por parte do Governo Federal. O objetivo deste trabalho é demonstrar que com a otimização no transporte dos materiais de uma empresa encarroçadora de ônibus, é possível melhorar o nível de serviço relacionado à transportadora, diminuição de veículos na portaria, customização do frete, economia no tempo de recebimento (entrada e saída de veículos). As informações do presente trabalho foram fornecidas pela empresa encarroçadora de ônibus Caio Induscar, pelo setor da Logística. Do trabalho realizado, verificou-se uma economia anual da ordem de R$ 36.825,00 em relação ao veículo que era utilizado, frente à nova proposta da utilização da carreta tipo sider, promovendo o fomento à renovação da frota com utilização de veículos novos por parte das empresas transportadoras. Verificou-se também uma diminuição de 50% do fluxo de veículos na portaria com a metodologia proposta.

 Palavras-chave: Carreta tipo sider. Economia. Nível de serviço. Otimização.

 

OPTIMIZATION OF MATERIALS TRANSPORTATION AND LOGISTICS

 ABSTRACT 

 In countries with large as Brazil, the problem of transport is very important because it reflects directly in the development of the nation, due to movement of people and goods. Of all modes of transport available in Brazil, which has been most used is the road, with 60% in the overall handling of the products, and one of the variables responsible for this high percentage is the lack of monetary incentives by the Federal Government. The objective of this study is to demonstrate that by optimizing the transport of materials  built on  bus company, it is possible to improve the level of service related to the carrier, reducing vehicle at the gate, customizing freight, economy in time of receipt (input and output vehicles). The information in this study were provided by the built on bus company Induscar Caio, the logistics sector. The work done, there was an annual savings of R $ 36,825.00 from the vehicle that was used against the new proposal the use of the trailer type sider, promoting the development of renewal of the fleet with new vehicles by use of part of carriers. There was also a 50% decrease in the flow of vehicles at the entrance to the proposed methodology.

Key - words: sider trailer type. Economics. Level of Service. Optimization.

 

OPTIMIZACIÓN DEL TRANSPORTE Y LOGÍSTICA DE MATERIALES

 RESUMEN

 En países con grandes dimensiones como Brasil, el problema de los transportes tiene gran importancia por reflejar directamente en el desenvolvimiento de la nación, debido a la circulación de personas y mercancías. De todos los multimodales de transportes existentes en Brasil, el que ha sido más utilizado es el carretero, con 60% en el movimiento total de los productos, y una de las variables responsables por ese alto porcentaje es la falta de incentivos monetarios por parte del Gobierno Federal. El objetivo de este trabajo es demostrar que con la optimización en el transporte de los materiales de una empresa encarrozadora de ómnibus, es posible mejorar el nivel de servicio relacionado a la transportadora, disminución de vehículos en la portería, adecuación del flete, economía en el tiempo de recibimiento (entrada y salida de vehículos). Las informaciones del presente trabajo fueron fornecidas por la empresa encarrozadora de ómnibus Caio Induscar, por el sector de la Logística. Del trabajo realizado, se verificó una economía anual del orden de R$ 36.825,00 en relación al vehículo que era utilizado, frente  a la nueva propuesta de la utilización de la carreta tipo sider, promoviendo el fomento a la  renovación de la frota con utilización de vehículos nuevos por parte de las empresas transportadoras. Se verificó también una disminución del 50% del flujo de vehículos en la portería con la metodología propuesta.

 Palabras - clave: Carreta tipo sider. Economía. Nivel de servicio. Optimización.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.