APREENSIBILIDADE E LEGIBILIDADE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE UM PERIÓDICO NACIONAL

Danilo Hottis Lyra, Cláudio Lúcio Fernandes Amaral

Resumo


 

A apreensibilidade e legibilidade de revistas científicas são problemas centrais das comissões editoriais, dos revisores e em especial dos leitores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a apreensibilidade e legibilidade de artigos científicos da Revista Bragantia, com o intuito de melhorar a qualidade dos artigos científicos e incentivar o uso dos índices métricos. Para avaliação da apreensibilidade, foram determinados os valores de Facilidade de Leitura Flesch, Flesch Kincaid e o Índice de Coleman Liau. Para obter um conceito prático de qualidade na legibilidade dos artigos científicos, utilizou-se um questionário estruturado, direcionado a 100 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, abordando a categoria de acordo com a formatação (espaçamento, colunas, numeração e recuo) e tamanho do texto e o tipo e cor das letras. Os maiores valores médios encontrados foram nos anos de 1996-00 para FLF (26,7±10,7), 1991-95 para FK (16,74±1,8) e 1980-85 para CL (12,64±0,85). De acordo com 90% dos entrevistados, o espaçamento do texto em todos os anos foi considerado ótimo, assim como o tamanho, tipo e cor das letras. Os artigos obtiveram alta qualidade na legibilidade e baixa apreensibilidade, revelando difícil acesso ao público estudantil em geral, sendo viável apenas para o público acadêmico.

 Palavra chave: Frases. Informação. Métricas. Qualidade textual.

 

SUMMARY

Learnability and legibility of scientific journals are core problems for editorial committees, for reviewers and notably for readers. The objective of this paper is to evaluate learnability and readability of scientific articles in Bragantia Journal aiming at improving the quality of scientific articles and stimulating the use of metric indexes. For learnability evaluation, Flesch reading facilitating values, Kincaid Flesch and Coleman Liau Index were determined. A structured questionnaire was used focusing on 100 Biological Sciences undergraduate students, covering each category according to formatting (spacing, columns, numbering and text board) and text size and letter types and colors. Obtained highest mean values were during 1996-00 for FLF (26,7±10,7), 1991-95 for FK (16,74±1,8) and during 1980-85 for CL (12,64±0,85). According to 90% of interviewers, text spacing during all years was considered great as well as letter size, types and colors. Articles were highly evaluated for legibility but were low for learnability showing difficult access to students in general and viable only for those involved within the academic context.

Key words: Phrase, information, metric text quality

 

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.