TÓPICOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APLICÁVEIS AO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Roberto Correia de Melo

Resumo


Este artigo conceitua tópicos sobre AprendizagemColaborativa (Collaborative Learning) e Aprendizagem Cooperativa (Cooperative Learning) que podem serutilizados em atividades didáticas presenciais de cursos superiores detecnologia. Collaborative learningtechniques (CoLTS) é um conjunto de trinta técnicas criadas paraimplementar os conceitos de aprendizagem colaborativa no ensino presencial. Outrosespecialistas indicam também dezesseis técnicas Basic Collaborative LearningTechniques (BCLT), algumas idênticas às CoLTS. O conhecimento das CoLTS edas BCLTs por uma quantidade crescente de docentes permitirá que se maximize oaproveitamento de atividades presenciais de ensino em grupos, teóricas epráticas, em sala de aula e em laboratórios. Este artigo estabelece uma baseteórica inicial para a aplicação dos conceitos dessas formas colaborativas deaprendizagem, recorrendo a um embasamento em princípios educacionais definidoresde atividades educacionais superiores propostos pela Universidade de Stanford eapresentando as CoLTS e as BCLTs do modo como foram  propostas por autores norte-americanos etambém por autoras em uma obra de grande repercussão entre a comunidadeacadêmica internacional. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Colaborativa. Aprendizagem Cooperativa.EnsinoSuperior Tecnológico.   COLLABORATIVELEARNING FOR TEACHING ACTIVITIES AT HIGHERTECHNOLOGICAL EDUCATION  ABSTRACT This article introduces some aspects on Collaborative and CooperativeLearning concepts and techniques used in face-to-face activities on TechnologicalHigher Education courses. Collaborative Learning Technologies (CoLTS) is a setof 30 techniques elaborated for implementing concepts of collaborativelearning. Researchers have also created 16 Basic Collaborative LearningTechniques (BCLT), which have full correspondence with 16 CoLTS. The knowledgeof these techniques will allow teachers to enhance their results atface-to-face activities within teaching and learning groups, at theoretical orpractical events, in the classrooms, labs or any other place where teaching andlearning activities can take place. This paper aims at introducing an initial theoreticalbasis for using both concepts involving collaborative learning followingeducational principles on activities involving CoLTS and BCLTs for HigherEducation suggested by Stanford University researchers as well as by internationallyrenowned American authors within academic community. KEYWORDS: Collaborative Learning, Cooperative Learning, Higher TechnologicalEducation.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.