ESTUDO DA VULNERABILIDADE À COLETA DE INFORMAÇÕES POR MEIO DA TÉCNICA DE PHISHING SCAM NA FATEC BOTUCATU

Igor N. S. de Almeida, Ricardo Rall, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida

Resumo


A informação é um item de suma importância para os negócios de uma organização e necessita ser adequadamente protegida. Com isso, surgiu o termo Segurança da Informação, que é a proteção da informação contra os mais variados tipos de ameaça (VICTÓRIA, 2007).

Mais comumente, as organizações focam a sua atenção na tecnologia e subestimam o elo mais fraco, que rege toda e qualquer empresa: o fator humano. Neste contexto, surge a Engenharia Social, que explora alguns fatores da psicologia humana como confiança e o poder de persuasão em extrair informações pessoais e confidenciais com intuito de usá-las indevidamente (PEIXOTO, 2006).

Umas das técnicas mais utilizadas de Engenharia Social é o Phishing Scam, onde sites falsos são criados e indivíduos inescrupulosos utilizam-se da tecnologia, utilizando da boa fé das pessoas para obter informações úteis que poderão ser utilizadas em golpes (MARCIANO; LIMA-MARQUES, 2006).

Este projeto teve como objetivo analisar a vulnerabilidade do fator humano em ceder informações por meio da Engenharia Social em conjunto da técnica de Phishing Scam, por meio da coleta de dados em site falso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.