GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO ECONÔMICO

Janielen Pissolatto Deliberal, Marlon Bissani Cucchi, Priscila Bresolin Tisott, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo

Resumo


As consequências do crescimento econômico desafiam os gestores em práticas organizacionais voltadas à gestão dos recursos naturais, pois, além da legislação existente, há um apelo mundial pela preservação do meio ambiente. Neste contexto, este estudo teve o objetivo de compreender o entendimento que os pequenos e médios empresários pertencentes a uma rede de cooperação do setor metalúrgico no Rio Grande do Sul possuem no que diz respeito à relação entre as práticas ambientais nas empresas e verificar se estas podem ser utilizadas como estratégias nas melhorias no desempenho econômico e na competitividade. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de múltiplos casos, descritivo e qualitativo. Os resultados sugerem que as pequenas e médias empresas estão preocupadas com o meio ambiente, uma vez que a gestão ambiental é uma ferramenta para aumentar a competitividade. Contudo, ainda existem  barreiras na implantação de ações voltadas ao meio ambiente e as melhorias em desempenho econômico não são tão representativas para os altos investimentos no curto prazo.

Palavras-chave: Competitividade. Desempenho Econômico. Gestão Ambiental

 ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AS A TOOL FOR IMPROVING COMPETITIVENESS AND ECONOMIC PERFORMANCE

ABSTRACT

 Economical growth challenges managers on organizational practices focused on natural resource management due to current legislation and to the global call for environmental preservation. Within this context this paper aimed at analysing the understanding of businessmen from Rio Grande do Sul state, involved in a cooperation network in metallurgical sector, regarding the relationship between environmental practices in companies and how these can be used as strategies for improvement on economic performance and competitiveness. The research was carried out by means of a multiple case study, descriptive and qualitative. Results suggest that small and medium-sized companies are concerned with environment for environmental management is a tool to increase competitiveness.  However there are barriers in implementing actions related to the environment and improvement on economic performance are not as representative for the high investments in the short term.

Key-words: Competitiveness. Economic Performance. Environmental Management


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.