ANÁLISE DA USABILIDADE DOS PORTAIS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO BRASILEIROS

Eduardo Marques Costa, Érico Veras Marques, Francisco Vicente Sales Melo

Resumo


O objetivo deste artigo é avaliar sites de comércio eletrônico brasileiros por meio da análise de recomendações de usabilidade. Na revisão da literatura, foram identificadas dez recomendações necessárias para se ter qualidade de uso por parte dos usuários. O estudo é de natureza qualiquantitativa e caracteriza-se como descritivo. A técnica de análise utilizada foi a de avaliação heurística realizada após um levantamento em vinte e um sites de comércio eletrônico brasileiros, agrupados em quatro grandes áreas de atuação, como varejo geral, bancos, livrarias e empresas aéreas. Verificou-se que mesmo tendo sido encontradas recomendações de usabilidade nos portais analisados, nenhum destes, individualmente, demonstrou seguir a totalidade destas orientações. Os sites de varejo foram os que demonstraram maior evidência no uso de recomendações de usabilidade. Quanto ao impacto das falhas de uso, verificou-se que existe maior dificuldade percebida nos sites em que não se evidenciam claramente as recomendações de usabilidade. Ou seja, os erros frequentes, bem como a dificuldade de utilização, aumentam quando os usuários não percebem orientações direcionadas à usabilidade nos websites.

Palavras-chave: Usabilidade. Comércio eletrônico. Qualidade.

 USABILITY ANALYSIS IN BRAZILIAN COMMERCE WEBSITES

ABSTRACT

 The aim of this paper was to evaluate the usability in Brazilian e-commerce sites through usability recommendation analysis. Literature review showed ten recommendations in order to have usage quality by users. It is a qualitative and quantitative study with descriptive characteristic. Heuristic evaluation analysis technique was conducted after surveying twenty-one Brazilian e-commerce sites, grouped into four major areas such as general retail, banks, bookstores and airlines. It was observed that usability recommendations were present in the analyzed sites but none of them showed to follow the entire guidelines. Retail sites showed higher evidences on usability recommendations. Regarding the impact of failures in usage, it was found that there is increased difficulty in sites that do not clearly show usability recommendations. Thus frequent errors and usage difficulties are increased when users do not realize usability guidelines in websites.

Keywords: Usability, Ecommerce, Quality.


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