Estratégias de ensino e aprendizagem baseadas em problemas (PBL) no ensino tecnológico

Roberto Correia de Melo

Resumo


Neste artigo, expõem-se características da estratégia de ensino e aprendizagem denominada “Problem-based learning” (PBL), ou “aprendizagem baseada em problemas”. Citam-se seus princípios e relatam-se resultados de uma investigação exploratória realizada junto a docentes do CEETEPS sobre quatro de seus aspectos-chave: a) se os docentes conhecem e aplicam o princípio “problemas precariamente estruturados”, b) se suas aulas tendem a ser centradas nos alunos, c) se os estudantes trabalham em grupos, e d) se os docentes atuam como facilitadores. A pesquisa empírica indicou que 40% dos docentes aplicam esses aspectos-chave sempre ou frequentemente, o que sugere que práticas PBL estão presentes no cenário pesquisado.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Estratégias de ensino e aprendizagem. Teorias cognitivas. Cursos tecnológicos de graduação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.