O ESTILO MOÇA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING: ANÁLISE SEMIÓTICA DE UMA EMBALAGEM DE LEITE CONDENSADO

Adriane Belluci Belório de Castro, Jaqueline Silva Prudente

Resumo


A comunicação visual, ao longo das últimas décadas, tem se mostrado como principal ferramenta de marketing tanto para garantir a fidelização de clientes como para ampliar o número de clientes de uma empresa. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar, sob o ponto de vista semiótico, a transformação sofrida pela embalagem do leite condensado Moça e por sua mascote, ao longo de sua história no Brasil. Com o intuito de examinar a comunicação da embalagem como estratégia de marketing para garantir a atualização e a atratividade do produto junto ao cliente, utilizou-se princípios da semiótica francesa e fundamentos do marketing para realizar a análise da embalagem ao longo de sua evolução. Sendo assim, este estudo fez a análise de treze embalagens utilizadas por este produto, desde aquela comercializada em 1905 até a versão mais atual. Como resultado da análise, percebeu-se o cuidado da empresa com a atualização discursiva da embalagem com vistas a estabelecer sempre uma interação com o perfil, em constante mudança, do consumidor. Essa atualização periódica confirma que o aspecto da identidade visual da embalagem é uma importante estratégia de marketing utilizada pela empresa para se manter no mercado.

 Palavras-Chave: Comunicação visual. Figuratividade. Identidade visual. Imagem. 

 

THE MOÇA STYLE AS MARKETING STRATEGY: SEMIOTIC ANALYSIS OF CONDENSED MILK PACKING

Over the past decades, visual communication has been the main marketing tool both to ensure customer loyalty and to increase the number of customers of a company. In this context, this study aims to analyze, under the semiotics point of view, the transformation of condensed milk Moça packing and by its mascot, throughout its history in Brazil. In order to examine communication of packaging as a marketing strategy to ensure the update and attractiveness of the product to the customer it was used the French semiotic principles and fundamentals of marketing to make the analysis of packaging throughout its evolution. Thus, this study made the analysis of thirteen packages presented by this product, since the one from 1905 to the currently marketed version. As a result, it was observed the company´s care with updated discourse of packaging in order to constantly establish an interaction with the customer profile changes. This periodical updating corroborates that packaging communication aspect is an important marketing strategy used by the company to stay in the market.


Keywords: Visual communication. Figuratively. Visual identity. Image.


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