ASPECTOS DE NEUROCIÊNCIAS, SIMULAÇÕES E HABILIDADES COGNITIVAS APLICÁVEIS AO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Roberto Correia de Melo

Resumo


Este artigo conceitua alguns tópicos básicos sobre neurociência cognitiva, explica modelos mentais, simulações, competências e habilidades cognitivas, e destaca como o conhecimento sobre esses assuntos pode contribuir para o aperfeiçoamento de atividades de ensino e de aprendizagem presenciais do ensino superior tecnológico. É legítimo deduzir que, quanto mais os docentes compreenderem os princípios básicos dessas áreas de conhecimento, mais tornar-se-ão aptos a melhorar suas atividades de ensino, sua comunicação com discentes e outros docentes, bem como a gestão da aprendizagem de suas turmas, em todos os seus níveis de operação. Como se concluiu com a pesquisa bibliográfica realizada, esses assuntos são extensos e complexos, por isso, este artigo foi escrito sob a premissa de apenas elencar e introduzir alguns princípios básicos e conceitos gerais sobre esses temas, e seu desenvolvimento dá-se sob essa perspectiva e limitação. Trata-se de um artigo teórico que busca criar uma base conceitual a qual, uma vez construída, abrirá possibilidades de realização de experimentos junto a docentes e discentes do CEETEPS, em cada uma das áreas focalizadas. Poder-se-á, desse modo, nestes trabalhos posteriores, pesquisar a existência e os efeitos dos fatores aqui elencados, em neurociência cognitiva, em modelos mentais e em competências e habilidades cognitivas.

 Palavras-chave: Cursos superiores tecnológicos. Neurociências. Simulações. Habilidades cognitivas.

 

 NEUROSCIENCES, SIMULATIONS AND COGNITIVE ABILITIES IN HIGHER EDUCATION TECHNOLOGICAL COURSES 

This article conceptualizes some basic topics on Cognitive Neuroscience, explains mental models, simulations, cognitive competences and abilities, highlighting how the knowledge of these issues can contribute to the improvement of teaching activities and classroom learning in Higher Education Technological learning activities. It´s possible to state that the more teachers understand the basic principles of these knowledge field the more they will be able to manage their teaching activities, communication with their partners as well as with their students. Results from the bibliographical research showed that such subjects are broad and complex therefore this paper outlines some basic principles on this topic hence being a theoretical paper which aims to create a starting point for future researches in teaching and learning activities at Higher Education Technological courses.

 Keywords: Cognitive abilities. Neurosciences. Simulations. Technological higher education


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.