UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA CPM NO PROCESSO DE UMA FABRICAÇÃO DE PORTAS PANTOGRÁFICAS DE UMA EMPRESA AUTOMOTORA.
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever, por meio da técnica de elaboração de projetos denominado de caminho crítico, CPM (do Inglês Critical Path Method), uma implantação de melhoria realizada na empresa, em uma operação de portas pantográficas. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em observar a implantação de uma melhoria já realizada na empresa por outros colaboradores envolvidos, descrever esta implantação e seus resultados, estruturando-a por meio da técnica de CPM. Vale a pena ressaltar que se trata apenas de uma descrição e elaboração de uma rede de projeto de implantação de melhoria e não de uma efetiva participação na implantação do projeto, bem como nos seus resultados. O levantamento de dados foi realizado junto ao departamento de processos da empresa, objeto desta pesquisa, sendo que a produtividade apontada foi de 47,38%. Com base na descrição da metodologia implantada, as portas sempre que são acionadas na linha de montagem da fábrica (considerando a posição do carro em linha), estando prontas, já são encaminhadas para instalação e são pintadas no devido setor. Com essa atitude tomada, (a alocação de uma mão de obra especializada para ajustagem de tubos no gabarito), o veículo, em sua posição de linha original, diminuiu seu tempo de espera em 12 minutos, referente ao tempo de parada de espera da porta, quando ocasionava uma espera dos carros seguintes, proporcionando certo “conforto”, para que se pudesse entrar um carro a mais na linha do rodoviário, sem que o mesmo interferisse nas ações seguintes.
Palavras-chave: Mão de obra. Lead time. Programação.
ABSTRACT
This paper aims at describing through project design technique named as Critical Path Method, CPM, the improvement in the development of operations of pantograph doors in a bus company. It is important to highlight that it is a description of an improvement already used. Using such methodology it was reached an improvement of 47.38%. The doors, when already ready and driven in the factory assembly line (considering the car's position in the production line) are forwarded for installation and painted within specific sector. Thus, considering these actions, the car in its original line position had reduced waiting time in 12 minutes, without the need to wait for door installation, which caused a bottleneck in the production line, disrupting the following cars. It was observed that the use of CPM technique provides "comfort" that allows the entrance of one more car into assembly line without interfering in following actions. Key works: Labor, Lead Time, Production Programming
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.