IMPLANTANDO E AVALIANDO PROGRAMAS DE TREINAMENTO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
À medida que as organizações passaram a investir mais em capacitação de funcionários, percebeu-se a necessidade de planejar melhor os processos de treinamento e desenvolvimento e mensurar os ganhos. Entretanto, o que se observa é que muitas têm dificuldades para fazê-lo de forma efetiva. Neste sentido, esta pesquisa objetivou descrever a implantação e avaliação dos programas de treinamento em uma organização de grande porte. Para tal, conduziu-se um estudo de caso em uma indústria de transformação localizada em Minas Gerais, fundada há, aproximadamente, um ano. Para coleta dos dados, utilizaram-se três métodos: análise documental, entrevistas e observação in loco. Após o estudo de caso, identificaram-se os fatores que motivaram a implantação dos programas de treinamento, a metodologia de operacionalização do levantamento de necessidades de treinamento, os principais métodos de treinamento utilizados e as ferramentas de avaliação de resultados. A contribuição acadêmica desta pesquisa reside no preenchimento de uma lacuna na área de estudos sobre treinamento e desenvolvimento, que ainda carece de investigações acerca da implantação dos programas de treinamento. Por sua vez, a contribuição gerencial desta pesquisa reside na descrição de práticas de treinamento, fornecendo diretrizes para que outras empresas estruturem seus próprios programas de capacitação.
Palavras-chave: Capacitação dos funcionários; levantamento das necessidades de treinamento; desenvolvimento humano.
Implementing and evaluating training programs: a case study
As organizations are investing more in employee training it was observed the need for a better planning on training and developing processes and measuring gains. However it was observed that many companies find difficulty to carry it out effectively. This research aimed to describe the implementation and evaluation of training programs in a large organization. It was conducted a case study in an industry in Minas Gerais state, Brazil, founded about one year. Data collecting was carried out through three methods: document analysis, interviews and observation. After the case study it was possible to identify the factors that motivated the implementation of training programs, training needs assessment, the main used training methods and the tools adopted to evaluate training results. The academic contribution of this research lies in filling a gap in the area of training and development, which still lacks research on the implementation of training programs. Additionally, management contribution of this research lies in the description of training practices providing guidelines for other companies to structure their own training programs.
Keywords: Employee improvement; training needs assessment; human development.
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