CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ASSOCIADAS AO GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO

Felipe Rodrigues Correa Lucas, Gustavo Kimura Montanha, Sergio Augusto Rodrigues

Resumo


Com o aumento populacional e avanços tecnológicos, observa-se um crescimento do consumo familiar e, consequentemente, no volume de todos os tipos de resíduos gerados nas residências. Neste contexto, um tema atual e bastante relevante para a sociedade moderna é a reciclagem, dada sua importância para a minimização dos impactos ambientais das diversas atividades humanas. Apesar de atual e das campanhas de divulgação, a reciclagem não é uma prática habitual para muitas famílias brasileiras, sendo comum observar materiais recicláveis descartados em lugares inadequados, proporcionando danos à população e ao meio ambiente. Entre estes materiais destacam-se os componentes eletrônicos, os quais, em sua grande totalidade, são compostos por materiais químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e, se descartados de maneira incorreta, podem gerar problemas irreversíveis. Percebe-se, consequentemente, a necessidade de uma maior conscientização da população a respeito do descarte adequado e o melhor reaproveitamento dos resíduos gerado nas residências. A proposta deste artigo foi abordar a reciclagem de componentes eletrônicos e seus impactos ambientais, mais precisamente, identificando as características socioeconômicas associadas ao grau de conhecimento dos estudantes de diferentes cursos de uma instituição pública de ensino superior do estado de São Paulo a respeito desse tema. Para isso, um estudo observacional foi realizado por meio de um questionário aplicado em uma amostra de estudantes da instituição. Verificou-se que o grau de conhecimento destes estudantes se mostrou associado somente com os seus respectivos cursos, indicando a necessidade de abordagens de divulgação diferenciadas.

 Palavras chave: Lixo eletrônico. Logística Reversa. Reciclagem. Resíduo sólido.

CHARACTERISTICS OF STUDENTS OF AN EDUCATIONAL INSTITUTION ASSOCIATED WITH THE DEGREE OF KNOWLEDGE ON ELECTRONIC WASTE RECYCLING

Population growth and technological advances lead to an increase in household consumption and consequently in waste volume generated in homes. In this context, a current and very relevant issue for modern society is recycling due to its importance to minimize environmental impacts from various human activities. Despite being current issue as well as having publicity campaigns, recycling is not a usual practice for many Brazilian families. It is common to observe recyclable materials discarded in inappropriate places causing damage to the population and to the environment. Among these materials stand out electronic components, mostly composed of chemicals, which are harmful to health and to the environment and if incorrectly discarded can cause irreversible problems. Thus, it is clear the need for greater public awareness about proper disposal and the best reuse of waste generated in homes. This paper aimed at approaching electronic components recycling and their environmental impacts, identifying the socioeconomic characteristics associated with the knowledge degree of students from different courses in a public Higher Education Institution in São Paulo state. An observational study was conducted through a questionnaire applied to students of the institution. Results showed that the knowledge degree of these students was associated only with their respective courses, indicating the need for different disclosure approaches.

 Keywords: Eletronic waste. Reverse Logistics. Recycling. Solid residue


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