UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ARENA PARA ANÁLISE DE UM SISTEMA DE ATENDIMENTO COMERCIAL AUTOMOTIVO

Arthur Marolla Peppe, Luiz Enéias Zanetti Cardoso, Larissa Lenharo Vendrametto, Celso Fernandes Joaquim Junior

Resumo


Com a evolução dos veículos motorizados, através da tecnologia e sofisticação, o ramo automobilístico mundial visualiza um grande mercado consumidor, porém, mesmo com a constante oscilação da economia financeira nacional, empresas brasileiras deste ramo buscam estratégias para não perderem mercado, e continuarem com um crescimento exponencial. Não distante desta realidade, o setor de autopeças necessita de esforços para acompanhar esse desenvolvimento e suprir as montadoras, atendendo também ao mercado de distribuidores de peças, o que faz com que a reposição de peças automotivas seja deficitária tendo prazos de entrega altos, além de preços abusivos, por dependerem do fornecimento dessas peças, as oficinas mecânicas encontram dificuldades nos atendimentos devido a tempos de espera por falta de peças, quantidade de veículos de modelos distintos e falta de mão de obra qualificada e, muitas vezes, faltam equipamentos e ferramentas modernas, sendo que o tempo de atendimento é o diferencial entre a maturidade e decadência da empresa, justamente por estar atrelado à satisfação do cliente. Objetivou-se, por meio do software Arena Basic Simulation, demonstrar a realidade de uma empresa do ramo de oficina mecânica, como suas atividades produtivas, a fim de identificar possíveis gargalos no sistema, auxiliando assim a gestão de recurso.

 Palavras-Chave: Autopeças. Software Arena. Otimização. Simulação Computacional.

 

ARENA SOFTWARE FOR ANALYSING AN AUTOMOTIVE COMMERICAL SERVICE SYSTEM

ABSTRACT

 

Automotive sector foresees a wide consumer market due to motor and technological motor vehicle evolution. However even with constant fluctuation of national financial economy, Brazilian companies in this area are looking for strategies to keep exponential growth. Not far from this reality, the auto part industries struggles to accompany this development and supply the demand of automakers which also serves part  distributor markets causing the replacement of automotive parts to be deficient with long delivery time and  high prices. This dependency on part  suppliers causes great difficulties for car workshops services on their waiting time due to lack of parts, the number of vehicles of different models, lack of skilled labor and often lack of modern equipment and tools. It is importante to consider that  service time is the differential between  maturity and decay of a company, precisely because this requisite is the connection  to customer satisfaction. This paper aimed at demonstrating, through Basic Simulation Arena software, the daily production activities schedule of a car workshop in order to identify potential system bottlenecks tin order to help resource management.

Keywords:  Auto parts. Software Arena. Optimization. Computer Simulation.



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