REDUÇÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE DE MADEIRA POR MEIO DE ROTEIRIZAÇÃO OTIMIZADA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
A crescente competitividade dos mercados, a exigência cada vez maior dos padrões de qualidade e as expectativas da comunidade com relação ao meio ambiente são apontadas como fatores que tornam urgente a necessidade de se desenvolver e estudar processos de tomada de decisões com recursos de otimização, que apoiem a atividade de planejamento do transporte florestal de madeira. Atualmente, o transporte de madeira no Brasil é feito, principalmente, por meio do modal rodoviário, sendo este responsável, na maior parte das vezes, pela maior parcela do custo da madeira posto na fábrica. Trata-se de um setor que atualmente sofre pressão de aumento de custos em virtude da instalação de postos de pedágios nas rodovias, fiscalização mais rigorosa com relação a “Lei da Balança” e reajustes dos preços de combustíveis. Objetivando a minimização dos custos para o transporte, este trabalho apresenta um modelo matemático de otimização para o transporte de madeira da cidade de Bofete/SP para a cidade de Salto/SP, com veículos Bitrem e Tritrem, viabilizando um comparativo da rota convencional e otimizada. Na comparação dos valores de custos das rotas analisadas, constatou-se uma projeção de redução de custos de 13% ao mês no sistema otimizado, refletindo em uma economia mensal de aproximadamente 19 mil reais.
Palavras-chave: Roteirização. Menor Caminho. Programação Linear. Redução de custos.
COST SAVINGS ON WOOD TRANSPORTATION ROUTES THROUGH OPTIMIZED: A CASE STUDY
The growing competitive markets, the increasing demand of quality standards and community expectations with regard to the environment are mentioned as factors that make an urgent need to develop and study the decision-making processes to optimize resources, to support the planning activity wood forest transport. Currently, timber transport in Brazil is done mainly through road transport, which is responsible, in most cases, the larger portion of the cost of wood set at the factory. A sector currently is under pressure from increasing costs due to the installation of toll stations on highways, closer monitoring with respect to "the Balance Law" and increases in fuel prices. Aimed at minimizing the costs for transportation, this paper presents a mathematical model of optimization for timber transport in the city of Bofete / SP for the city of Salto / SP, with Bitrem and Tritrem vehicles, enabling a comparative conventional route and optimized. In the comparison of the analyzed routes cost values , there was a cost-saving projection of 13 % per month in the optimized system, reflecting on a monthly saving of approximately 19 thousand.
Keywords: Routing. Lesser Road. Linear programming. Cost reduction.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.