SISTEMAS DA INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO ESCOLAR: RESISTÊNCIA DO USUÁRIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Guilherme Amancio Maciel, Adriane Belluci Belório Castro

Resumo


O grande crescimento da comunicação e dos meios tecnológicos tem causado verdadeira revolução nos ambientes organizacionais. No âmbito educacional, a necessidade de inovação abre caminho para a tecnologia atuar, proporcionando maior agilidade, praticidade e eficiência nos processos acadêmico-administrativos, criando uma demanda por sistemas de gestão escolar informatizados; entretanto, toda inovação tecnológica gera resistências. Por isso, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise descritivo-comparativa em relação à usabilidade e ergonomia na substituição de um sistema de gestão escolar informatizado, com ênfase na resistência apresentada pelo usuário nesse processo crítico.  Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, também foram utilizadas informações de caráter empírico para a realização deste estudo que compreende o acompanhamento técnico da substituição do sistema informatizado de gestão escolar em uma rede escolar privada com quatro unidades situadas nas cidades de Botucatu-SP e Avaré-SP. Após a análise, mesmo com o impacto e resistência apresentados nos setores que manipulavam o sistema antigo, observa-se que a organização, como um todo, reconheceu os benefícios e vantagens nessa transição de sistemas; e, portanto, pode-se concluir que a empresa tomou a decisão correta na substituição do sistema.


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