APLICAÇÃO DA FILOSOFIA KAIZEN EM UMA EMPRESA DE USINAGEM NA CIDADE DE BOTUCATU-SP

Adolfo Alexandre Vernini, Renan Emanuel de Souza Gonçalves Gonçalves

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação da filosofia Kaizen no processo de inspeção no controle de qualidade em uma empresa de usinagem, buscando através da implantação do projeto, uma redução do alto índice de não conformidade externa (quando identificado pelo cliente final). O estudo se justifica devido à importância do tema na atualidade para as organizações que buscam processos mais eficientes. O início do trabalho foi realizado visando coletar maiores informações referente às atividades do processo de inspeção anterior, dentro do controle de qualidade no período do 1° semestre de 2014, onde foi possível observar de imediato que no cenário anterior não havia um fluxo de trabalho contínuo, as atividades dos inspetores eram realizadas de forma subjetivas, sem método de trabalho padronizado e o fluxo de informação não era claro e de fácil acesso. Para análise de cada problema identificado, utilizaram-se as ferramentas da qualidade (Pareto e Ishikawa), sendo que após a identificação dos problemas e suas respectivas causas, foram aplicadas as ações para as principais anomalias, ações essas que obtiveram uma abrangência aos demais problemas dentro do processo de inspeção. Com a aplicação das melhorias propostas dentro do Kaizen, foi possível obter como resultado no 2° semestre de 2014 uma redução de 92% das não conformidades em relação ao 1° semestre de 2014.

 Palavras-chave: Melhoria Contínua. Não-Conformidade. Pareto. Qualidade.

 

KAIZEN PHILOSOPHY IN A MACHINING COMPANY IN BOTUCATU, BRAZIL.

                                   ABSTRACT

 This paper aims to demonstrate the application of Kaizen philosophy in the process of inspection in quality control in a machining company, seeking through the implementation of the project a reduction of the high index of external nonconformity (when identified by the final customer). The study is justified due to its current theme importance for the organizations that look for more efficient processes. It was collected information regarding the activities of the previous inspection process, within the quality control during the first semester of 2014. It was observed, at once, that in the previous scenario there was no continuous workflow. Insperctor activities were carried out in a subjective manner, with no standardized working method and the flow of information was not clear and showed difficult access. In order to analyze each identified problem it was used Pareto and Ishikawa quality tools and after the identification of the problems and their respective causes, actions for the main anomalies were applied which reached comprehensiveness to the other problems within the inspection process. Using the proposed improvements within Kaizen, it was possible to obtain 92% reduction of non-conformities in the second semester of 2014 compared to the first one.

Keywords:. Continuous improvement. Non-Conformance. Pareto. Quality.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.