ESTUDO SOBRE A EVASÃO ESCOLAR USANDO REGRESSÃO LOGÍSTICA: ANÁLISE DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Gislaine Cristina Batistela, Sergio Augusto Rodrigues, Júlia T. Carrer Martinelli Bononi

Resumo


Este trabalho propõe um estudo sobre a relação entre as variáveis de uma pesquisa realizada com os alunos ingressantes do curso de Administração da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL). Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário socioeconômico com os alunos ingressantes, com o objetivo de analisar as variáveis que levam à desistência no final do primeiro ano. Foram utilizadas as técnicas estatísticas de tabelas de frequências simples, tabelas de contingência, coeficiente de correlação, estatística qui-quadrado e regressão logística múltipla. Através do estudo do relacionamento das variáveis levantadas neste questionário, foi possível concluir que a chance de desistência de um aluno que não mora na cidade onde se localiza a faculdade é aproximadamente 2 vezes a chance de um aluno que mora na própria cidade. Foi possível verificar também que a chance de evasão é maior entre os alunos com renda familiar maior e alunos cujo pai é empresário, profissional liberal ou funcionário público. Com base em informações deste tipo, é possível propor políticas para retenção destes alunos antes que ocorra a evasão escolar.

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