REDES NEURAIS ARTIFICIAIS RECORRENTES NA IDENTIFICAÇÃO DE RESPOSTAS DE DIFERENTES MANOBRAS DE UMA AERONAVE REGIONAL

Luciane de Fátima Rodrigues de Souza, Eduardo Morgado Belo, Flávio Donizeti Marques

Resumo


Devido ao fato de uma aeronave poder se movimentar em qualquer direção no espaço, a representação de seus movimentos muitas vezes se torna um trabalho bastante complexo, pois envolve um conjunto de equações de movimento acopladas entre si. Ainda, simulações de efeitos não lineares em aeronaves usando métodos tradicionais podem ser caras computacionalmente e de difícil implementação; além disso, a validade e a utilidade dos modelos matemáticos dependem do grau de precisão com que foram modelados às forças e aos momentos que agem sobre o veículo em voo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar o modelo dinâmico de uma aeronave regional usando redes neurais artificiais recorrentes. São conhecidas respostas de 6 manobras diferentes da aeronave realizadas em voo e para identificar as velocidades angulares em cada uma delas, serão usados, como entradas para a rede neural, os sinais de entrada dos profundores, do leme e dos ailerons. Para treinar a rede neural, serão usadas tanto as respostas da manobra de dutch roll, que é uma oscilação amortecida em guinada acoplada com rolamento e pode ser bastante desconfortável para piloto e tripulação quando ocorre por um longo período, como as respostas de curto período. Depois de treinada, a rede neural obtida será usada para simular a realização das outras manobras. Também, visando a uma análise de estabilidade dos modos da aeronave, serão traçados os planos de fase de  contra , de  contra  e de  e .


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