ALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO DE BENS DE CAPITAL SOB ENCOMENDA: UM ESTUDO DE CASO.

Marcos Fabricio Pedro, Celso Fernandes Joaquim Junior, Gilson Eduardo Tarrento

Resumo


A produção de bens de capital sob encomenda caracteriza-se pela oscilação frequente e sazonal das quantidades produzidas, dificultando o planejamento da produção, assim como a alocação da mão de obra. Na área da indústria aeronáutica, na qual o emprego de mão de obra caracteriza-se pela alta necessidade de treinamento e especialização, o problema torna-se ainda mais grave, já que a oscilação na demanda produtiva gera, com frequência, ociosidade, cuja minimização, por meio de redução de efetivo é, via de regra, não recomendável, dada a dificuldade de reposição de profissionais em momentos de aumentos da demanda. Através de pesquisa de campo junto à área de planejamento de empresa do ramo aeronáutico, envolvendo fatores como o desbalanceamento entre células de montagem, o tempo de ciclo de produção interna e externa, a quantidade de mão de obra disponível, a capacidade produtiva e a demanda do mercado, verificou-se a possibilidade de realocar a mão de obra para um melhor aproveitamento da capacidade produtiva. O estudo do emprego e da realocação da mão de obra produtiva no setor de montagens estruturais teve como premissa a verticalização da produção de peças e componentes terceirizados. Identificou-se que a maior parte dos itens terceirizados acarreta atrasos na linha de fabricação. Concluiu-se que a utilização de mão de obra ociosa e a utilização de mão de obra decorrente de desbalanceamento produtivo permitem a verticalização da produção com vantagens para a capacidade produtiva.

 

ALLOCATION OF WORKFORCE IN THE PLANNING OF PRODUCTION OF PROPERTY CAPITAL UNDER CUSTOM: A CASE STUDY.

 ABSTRACT

 The production of property capital under custom characterized by frequent oscillation and seasonal of the produced amounts, making it difficult the planning of the production, as well as the allocation of workforce. In the area of industry aeronautics, in which the employment of workforce is characterized by high need training and specialization, the problem becomes even more serious, since the fluctuation in demand generates productive, frequently, idleness, whose minimization, through reduction of workforce is, usually not recommended, given the difficulty of replacement of professionals in times of increased demand. Through field research in the planning area of industry aeronautics, involving factors such as the imbalance between assembly cells, cycle time of internal and external production, the amount of workforce available, productive capacity and market demand, there was the possibility of reallocating the workforce for a better utilization of production capacity. The study of employment and relocation of workforce in the productive sector of structural assemblies was premised on the vertical integration of production parts and components outsourced. It was identified that most of the outsourced parts leads to delays in the manufacturing line. It was concluded that the use of idle workforce and use of workforce due to unbalanced production allow the vertical integration of production with advantages for in production capacity.

 KEYWORDS: Flexibility. Planning. Relocation. Verticalization.

 

ASIGNACION DE MANO DE OBRA EN LA PLANIFICACIÓN DE PRODUCCIÓN DE BIENES DE CAPITAL DEL BAJO ENCOMIENDA: UN ESTUDIO DE CASO

 RESUMEN

 La producción de bienes del capital bajo encomienda se caracteriza por la fluctuación estacional de la frecuencia y las cantidades producidas, lo que complica la planificación de la producción y la asignación del trabajo. Em la industria de la aviación, en el cual se caracteriza el empleo de mano de obra por el gran necesidad de formación y especialización, el problema se vuelve aún más grave, ya que La fluctuación de la demanda genera con frecuencia, ociosidad, cuyo reducción, mediante la reducción efectiva es, por lo general, no es recomendable, debido a dificultad de reposicíon de los profesionales en el momento del aumento de la demanda. A través de la investigación de campo em la zona de planificación de la empresa de aviación, intervienen factores tales como el desequilíbrio entre el montaje de la célula, el tiempo de ciclo de la producción interna y externa, la cantidad de mano de obra disponible, capacidad de producción y la demanda mercado,existe la posibilidad de reasignación de la mano de obra para una mejor utilización de la capacidad de producción. El estúdio del empleo y la reubicación de la mano de obra en el sector productivo de conjuntos estructurales había como premisa la verticalizacion de la producción de partes y componentes externos. Se identifico que la mayoría de las piezas subcontratadas conduce a retrasos en la linea de produccion. Se concluyó que el uso de mano de obra ociosa y el uso de mano de obra debido a una producción desequilibrada permitir laintegración vertical de la producción con ventajas em la capacidad de producción.

 PALABRAS CLAVE: Flexibilidad. Planificación. Reubicación. Verticalizacione


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.