AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS PRODUTOS ORGÂNICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Bruna Bernardo do Amaral, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


Um crescente aumento no consumo de produtos orgânicos é visto hoje em dia em todo o mundo, associado ao desejo de uma vida mais saudável e também uma consciência mais ecológica por parte da população, porém, boa parte das pessoas desconhece os benefícios de consumir produtos que são livres do uso de agrotóxicos, desconhecem os benefícios que as práticas de plantio de produtos orgânicos trazem ao meio ambiente. O presente artigo buscou identificar informações sobre o consumo e conhecimento da sociedade sobre os produtos orgânicos. O estudo de caso foi realizado no estado de São Paulo, por meio de aplicação de um questionário pela plataforma Formulários Google e enviado via link para os entrevistados através de redes sociais. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados eram mulheres (83,1%). Em relação aos demais resultados analisados existem duas questões importantes a serem pontuadas, hoje num mundo em que a informação é algo muito fácil, 5,9% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre a diferença de produtos orgânicos para os convencionais e 7,4% não conhecem os benefícios que os orgânicos trazem para o corpo e meio ambiente. Desse modo, concluiu-se que é necessária uma maior divulgação à população sobre tais produtos, através da conscientização da mesma sobre o sistema de produção e os benefícios e vantagens desses produtos em relação aos convencionais.

 

Palavras-chave: Informação. Orgânico. População.

 

KNOWLEDGE ASSESSMENT ON ORGANIC PRODUCTS IN

SÃO PAULO STATE

 

ABSTRACT

High increase in the consumption of organic products is seen worldwide, associated to the wish for a healthier life. There is also the concern of an ecological awareness from part of the population. However, most people do not know the benefits of consuming products that are free from the use of agrochemicals. They also do not know the benefits of organic planting practices to the environment. This paper aims to identify information about the consumption and knowledge of society on organic products. The case study was carried out in São Paulo state, through a questionnaire at Google Forms platform and sent via link to the interviewees through social networks. Results showed that the majority of respondents were women (83.1%). Analyzed data showed two important issues, in a world where information is very easy, 5.9% of the interviewees were not aware of the difference between organic products and conventional products, and 7.4% did not know the benefits that organic products can bring to the body and the environment. It was concluded that it is important to have a greater disclosure to the population about these products, raising awareness about the production system and the benefits and advantages of such products over the conventional ones.  

Key Words: Information. Organcic. Population.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.