IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA FMEA NUMA PEQUENA EMPRESA NO RAMO DE ALIMENTACÃO DE ITATINGA-SP

Rivaldo Meneses do Nascimento, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


Para garantir sua existência no mercado, as empresas têm investido na gestão 

Para garantir sua existência no mercado, as empresas têm investido na gestão da qualidade, buscando métodos que lhes proporcionem um aumento na qualidade de seus produtos, com menores custos, visando à satisfação dos clientes. Na prestação de serviços, essa preocupação é a mesma, pois os clientes estão mais exigentes a cada dia e uma falha durante qualquer fase do processo pode trazer muitos transtornos. Com o objetivo de identificar essas possíveis falhas em uma empresa que faz a montagem e entregas de Marmitas do interior do Estado de São Paulo, foi aplicada a metodologia de Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA), uma das melhores abordagens atuais, pois possibilita que as chances de um processo falhar diminuam ou até mesmo sejam eliminadas, aumentando a confiabilidade da empresa, contribuindo para um melhor desempenho da mesma. Os métodos para essa aplicação foi o seguimento de sete passos descritos na literatura, com a utilização dos dados provenientes da empresa em análise. O resultado obtido foi o levantamento de três modos de falha em potencial que puderam ser previstos, porém, apenas dois, identificados como mais críticos, com NPR de 378 e 294. Uma vez identificados, serão aplicadas as ações para melhoria destes e dos demais. Foi concluído então que a utilização dessa ferramenta colabora para melhores resultados no fornecimento de informação, sendo favorável tanto para a empresa quanto para os usuários.

 

Palavras-Chave: falhas. ferramenta da qualidade. FMEA.

 

IMPLEMENTING FMEA TOOL IN A SMALL COMPANY IN THE FOOD BRANCH IN ITATINGA-SP-BRAZIL

 ABSTRACT

In order to guarantee their lifespan in the market, companies have invested in quality management, seeking methods that provide them with an increase in the quality of their products, with lower costs and aiming at customer satisfaction. Considering service rendering, this concern is the same, because customers are more and more demanding and a failure during any phase of the process can cause inconveniences. This paper aimed at identifying these possible failures in a company that makes the assembly and deliveries of food lunchboxes in a small town in São Paulo state, Brazil. Failure Method Effect Analysis (FMEA) methodology was applied for it is one of the best current approaches, allowing failuring chances of a process to decrease or even be eliminated, thus increasing the company reliability and contributing for its better performance. Methods for this application were following-up of seven steps described in literature, using data from the company under analysis. Obtained results showed three potential failure modes, which could be predicted, but only two, identified as the most critical ones, with NPR of 378 and 294. Once identified, actions will be carried on improving these problems and others. It was possible to observe that using this tool contributes to better results in supplying information, being useful for the company and its customers.

 

Keywords: Failures. Quality tool. FMEA


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