DESAFIOS DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE BOTUCATU E REGIÃO

Beatriz de Cássia Acerra Rios, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


O conceito de Agricultura Orgânica foi introduzido na década 1930 e tomou forças no período entre os anos 1960 e 1970, em contradição às práticas agrícolas que empregam o uso exacerbado de agrotóxicos e insumos sintéticos. A agricultura orgânica é regulamentada no Brasil desde o ano de 2003, mas ainda há dificuldades em sua popularização. O objetivo deste estudo foi identificar os gargalos da comercialização desse tipo de produto e conhecer as dificuldades do produtor neste aspecto. Foi realizado por meio de entrevista não estruturada com produtores orgânicos certificados na cidade de Botucatu, interior do estado de São Paulo e identificou-se que os desafios destes produtores são muitos, mas os principais encontram-se na comercialização, pois produtos orgânicos são considerados restritos e elitizados. O consumo de produtos orgânicos está em reconhecida ascensão nas últimas décadas e continua com potencial tendência de crescimento. Concluiu-se que para a alavancagem dos canais de comercialização e popularização dos produtos orgânicos  conscientização, informação e divulgação de seus benefícios são extremamente necessárias.

 Palavras-chave: Agricultura orgânica. Agricultura sustentável. Comercialização de produtos orgânicos.


PRODUCTION AND MARKETING CHALLENGES OF ORGANIC PRODUCTS IN BOTUCATU AND REGION

The concept of Organic Agriculture was introduced in the 1930s and took hold in the 1960s and 1970s, contradicting practices that employ the exacerbated use of pesticides and synthetic inputs. Organic agriculture has been regulated in Brazil since 2003, but it is still in difficulty with popularization. The goal of this study was to identify the bottlenecks in the commercialization of this kind of product and to know the producer’s difficulties. It was carried out through an unstructured interview with organic certified producers in the city of Botucatu, São Paulo state, Brazil, and it was identified that these producers have several challenges, but the main ones are in the commercialization, since organic products are considered restricted and elitist. The consumption of organic products has been rising up in the last decades and still has potential growth trend. It was concluded that the leverage of marketing channels and popularization of organic products depend on awareness, information and dissemination of its benefits

 Key words: Marketing of organic products. Organic agriculture. Sustainable agriculture.


 


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