APLICAÇÃO DE AULA REMOTA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO

Wagner de Jesus Felice Filho, Vivian Toledo Santos Gambarato

Resumo


RESUMO

No mundo inteiro o cenário atual é de medo. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Umas das recomendações de prevenção à COVID-19 é o isolamento social, não podendo ter grandes aglomerações, evitando o rápido contágio, o que trouxe um novo mundo a ser explorado, pois os comércios fecharam, universidades e escolas entraram em recesso e empresas tiveram que diminuir o quadro de funcionários. Com toda essa situação, foi necessário encontrar um meio para que fosse possível continuar os estudos, e assim adotou-se o meio de aulas remotas, também chamado de Home Schooling. Porém mesmo com as ferramentas possibilitando os alunos assistirem às aulas, nem todos possuem os recursos necessários para poderem participar, muitos não possuem acesso à Internet, há outros alunos que não acessam por motivos variados, sendo o maior problema a falta de interesse e comprometimento dos pais. Há ainda o caso da educação para as crianças com deficiência que demanda uma atenção maior com o aluno e que remotamente acaba não tendo o mesmo efeito como as aulas presencial. A exclusão é maior entre crianças e adolescentes que vivem em áreas rurais e indígenas, não apenas os alunos como também os professores acabam tendo dificuldades com as aulas remotas já que alguns não tinham contato algum com a tecnologia ou plataformas interativas, os órgãos educacionais trabalham para garantir o direito à educação a todos os segmentos.

 Palavras-chave: COVID-19, Home Schooling. Isolamento social.

 

REMOTE CLASSES DURING COVID-19 PANDEMIC: A CASE STUDY

ABSTRACT

Currently, the worldwide scenario is of fear. The new coronavirus was discovered on December 2019 after cases registered in China. It causes the disease called COVID-19. One of the recommendations for prevention of COVID-19 is social isolation, avoiding agglomerations, thus preventing contamination. This context brought a new world to be explored, because shops closed, universities and schools went into recess and companies had to reduce the staff. Within this context, it was necessary to find a way to continue the studies, adopting remote classes, also called Home Schooling. But even with the tools enabling students to attend classes, not all have the necessary resources to be able to participate. Many students do not have internet access, there are other students who do not access for various reasons. The biggest problem is the lack of interest and commitment of parents. There is also the case of education for children with disabilities, which demands greater attention with the student, and with online classes, it ends up not having the same effect as face-to-face classes. Exclusion is greater among children and adolescents living in rural and indigenous areas. Not only students but also teachers end up having difficulties with remote classes since some had no contact with technology or interactive platforms. Educational agencies work to ensure the right to education to all segments.

Key words: COVID-19, Home Schooling, Social Isolation


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.