PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Adriano Dias de Carvalho, Tatiane de Lima Andrade

Resumo


Com o aumento da concorrência, todas as empresas devem se preparar para o futuro e desenvolver estratégias de longo prazo, para conseguir estar à frente de sua concorrência. Este trabalho demonstra a importância do planejamento estratégico em uma organização. Sendo assim, foi realizado um estudo de caso na Construtora Naufel Ltda., que pretende apontar o grau de dificuldade encontrada pela organização no setor de construção civil na cidade de Mococa.  O estudo empregou a ferramenta de matriz SWOT, que é uma avaliação sistemática das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização. Essa ferramenta tem a finalidade de fazer a identificação da competência essencial das oportunidades e ameaças da empresa ajudando os administradores a encontrar suas competências básicas e combiná-las com as possíveis oportunidades do ambiente, preferencialmente em áreas em que os concorrentes não tenham capacidade similar. Foi constatado que a empresa estudada não possui planejamento estratégico formalizado e, através da matriz SWOT, pode-se verificar como a empresa se comporta no mercado, qual a sua força, quais seus maiores concorrentes, sua declaração de missão que define o propósito da organização.

PALAVRAS-CHAVE: Matriz SWOT. Oportunidades e ameaças. Organização. Planejamento estratégico. Pontos fortes e fracos.

 

STRATEGICAL PLANNING:

A STUDY OF CASE IN CONSTRUCTOR NAUFEL

 

ABSTRACT

This work addresses the importance of a strategic planning in the organization known as Construtora Naufel Ltda. It aims at presenting the degree of difficulty encountered by this organization in the construction sector on the São Paulo state region economically headed by the town of Mococa. The study employed the SWOT matrix tool, which provides a systematic assessment of both strenghths and weaknesses of company. SWOT matrix help administrators to maximize then organization basic skills and to combine them with available opportunities in then environment, preferably areas that competitors do not show similar capacities. It concludes that the company studied does not have a formal strategic plan. SWOT matrix application nevealed: the company market behavior, its strength, its mission statement, which defines the organization purpose, and its major competitors.

KEYWORDS: SWOT Matrix. Opportunities and threats. Organization. Strategic planning. Strengths and weaknesses.

                              

PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA:

ESTUDIO DE CASO EN LA CONSTRUCTORA NAUFEL

 

RESUMEN

Con el aumento de la competencia, todas las empresas deben prepararse para el futuro y desarrollar estrategias de largo plazo, para ponerse al frente de su competencia. Este trabajo demuestra la importancia de la planificación estratégica en una organización. Así, fue realizado un estudio de caso en la Constructora Naufel Ltda., que pretende apuntar el grado de dificultad encontrado por la organización en el sector de construcción civil en la ciudad de Mococa.  El estudio utilizó la herramienta de matriz SWOT, que es una evaluación sistemática de las fuerzas y debilidades, oportunidades y amenazas de una organización. Esa herramienta tiene la finalidad de hacer la identificación de la competencia esencial de las oportunidades y amenazas de la empresa ayudando a los administradores a encontrar sus habilidades básicas y  conciliarlas con las posibles oportunidades del ambiente,  de preferencia en áreas donde  los competentes no tengan capacidad similar. Se verificó que la empresa en estudio no posee planeamiento estratégico formalizado y, a través de la matriz SWOT, se puede verificar como la empresa se comporta en el mercado, cual es su fuerza, cuales son sus mayores competentes, su declaración de misión que define el propósito de la organización.

PALABRAS-CLAVE: Matriz SWOT. Oportunidades y amenazas. Organización. Planificación estratégico. Puntos fuertes y débiles.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.