USO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ATENDIMENTO DE UM RESTAURANTE INDUSTRIAL SELF SERVICE

Bianca Marques Fernandes, Tatielle Menolli Longhini

Resumo


A

A experiência de consumo se baseia em ter, de forma rápida e prática, o item desejado. Quanto menor o tempo de espera em filas maior é a satisfação do cliente. A simulação computacional se mostra útil para auxiliar gestores na tomada de decisão no processo de planejamento de sistemas de atendimento. Este estudo teve como objetivo utilizar a simulação para analisar o comportamento do sistema de filas de um restaurante industrial self service e sugerir um melhor dimensionamento do modelo. A partir da coleta de dados e das análises estatísticas, implementou-se o modelo no software Arena®, simulando o comportamento das filas do restaurante. Com o cenário escolhido, o tempo de espera em fila foi reduzido em 78,96%, com aumento de 35,97% da capacidade de atendimento, sendo mantida uma taxa de utilização de 95% das mesas de buffet.

 

Palavras-chave: Arena®. Eventos Estocásticos. Modelagem Discreta. Restaurante Self Service. Teoria das Filas.

 

COMPUTATIONAL SIMULATION FOR SERVICE ANALYSIS IN A SELF SERVICE INDUSTRIAL RESTAURANT


ABSTRACT

 

The consumption experience is based on having, in a quick and convenient way, the desired item. The shorter the waiting time in lines, the greater the customer satisfaction. Computer simulation is useful in assisting managers in decision making in the process of planning attendance systems. This study aimed to use simulation to analyze the behavior of the queuing system of a self service industrial restaurant and to suggest a better dimensioning of the model. Using collected data as well as statistical analysis, the model was implemented in Arena® software, simulating the behavior of the restaurant queues. Results showed that the waiting time in line was reduced by 78.96%, with an increase of 35.97% in service capacity, maintaining 95% of utilization rate for buffet tables.

 

Keywords: Arena®. Stochastic Events Discrete modeling. Queue Theory. Self Service Restaurant


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