ESTUDO DE ASPECTOS DO CAPITAL CULTURAL E PERFIL COGNITIVO DE UNIVERSITÁRIOS DA FATEC-MAUÁ EM 2009
Resumo
As atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas junto a discentes do ensino público superior tecnológico no Brasil podem ser formuladas e implementadas de modo mais eficaz caso os docentes envolvidos tenham mais conhecimentos sobre os aspectos do capital cultural e do perfil cognitivo dos universitários envolvidos nessas atividades. Esse conhecimento adicional do capital cultural e do perfil cognitivo dos discentes, por parte dos docentes, pode tornar-se a chave para a concepção e a implementação de melhorias de diversos tipos nas aulas e atividades didáticas desses cursos. Esse artigo revela os dados levantados sobre a ocorrência ou não de alguns aspectos do capital cultural (selecionados a partir da visão de Pierre Bourdieu) e do perfil cognitivo (a partir das visões de Howard Gardner e de Ellen Langer) de discentes universitários do CEETEPS – Centro de Ensino Tecnológico do Centro Paula Souza, de São Paulo, especificamente da Fatec-Mauá, no segundo semestre de 2009, e os analisa visando fornecer aos docentes envolvidos com esses discentes elementos de compreensão de suas características, o que pode se tornar subsídio para ações que promovam o aperfeiçoamento de suas atividades de ensino e aprendizagem junto a esses discentes.
Palavras-chave: Aprendizagem atenta. Capital cultural. Inteligências múltiplas. Perfil cognitivo. Universitários.
STUDY OF CULTURAL CAPITAL AND COGNITIVE PROFILE ASPECTS FROM COLLEGE STUDENTS OF FATEC-MAUÁ IN 2009
Abstract
The teaching and learning developed with students of public higher education technology in Brazil can be formulated and implemented more effectively if the teachers involved have more knowledge on aspects of cultural capital and cognitive profile of students involved in these activities. This additional knowledge of cultural capital and cognitive profile of students by teachers, can become the key to the design and implementation of improvements of various kinds in the classroom and teaching activities of these courses. This article shows the data collected on the occurrence of some aspects of cultural capital (selected from the vision of Pierre Bourdieu) and the cognitive profile (from the views of Howard Gardner and Ellen Langer) of university students from CEETEPS - Center for Technological Education Centro Paula Souza, São Paulo, specifically Fatec-Mauá, in the second half of 2009, and analyzes them aiming to provide teachers with those students involved elements of understanding of their characteristics, which can make allowance for actions that promote the improvement of its teaching and learning among these students.
Keywords: Cultural capital. Cognitive profile. Mindful learning. Multiple intelligences. University.
ESTUDIO DE ASPECTOS DEL CAPITAL CULTURAL Y PERFIL COGNITIVO DE UNIVERSITARIOS DE LA FATEC-MAUÁ EN 2009
Resumen
Las actividades de enseñanza y aprendizaje desarrolladas junto a discentes del enseño público superior tecnológico en Brasil pueden ser formuladas e implementadas de modo más eficaz en caso de que docentes tengan más conocimientos respecto a los aspectos del capital cultural y el perfil cognitivo de los universitarios envueltos en esas actividades. Ese conocimiento adicional del capital cultural y el perfil cognitivo de los discentes, según los docentes, puede tornarse la clave para la concepción y la implementación de mejoras de diversos tipos en las clases y actividades didácticas de esos cursos. Este artículo revela los datos levantados sobre la ocurrencia o no de algunos aspectos del capital cultural (seleccionados a partir de la visión de Pierre Bourdieu) y del perfil cognitivo (a partir de las visiones de Howard Gardner y de Ellen Langer) de discentes universitarios do CEETEPS – Centro de Ensino Tecnológico do Centro Paula Souza, de São Paulo, específicamente de la Fatec-Mauá, en el segundo semestre de 2009, y los analiza visando fornecer a los docentes envueltos con esos discentes elementos de comprensión de sus características, lo que puede tornarse subsidio para acciones que promuevan el perfeccionamiento de sus actividades de enseño y aprendizaje junto a esos discentes.
Palabras-clave: Aprendizaje atento. Capital cultural. Inteligencias múltiplas. Perfil cognitivo. Universitarios.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.