O DESEMPENHO DA EMPRESA JUNIOR EM UM CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Polyana Paula Feitosa Delmiro, Andreza de souza, Pablo Marques de Oliveira, Valdite Pereira Fuga

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a relevância da Empresa Júnior (EJ) no âmbito acadêmico, bem como analisar a percepção dos ex-integrantes da EJ e o desempenho de suas funções na área de RH. O aporte teórico que fundamenta este estudo aborda os pressupostos da Lei n° 13.267 de 06 de abril de 2016, o qual regulamenta a criação e organização das associações denominadas EJ, em diálogo com as questões que estão subjacentes na criação de uma EJ na área de Recursos Humanos. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, valendo-se de um questionário respondido pelos ex-integrantes da EJ de uma dada instituição pública de tecnologia da Região do Alto Tietê do curso Gestão de Recursos, cujos dados foram coletados via WhatsApp. Os resultados apontam a relevância da EJ que se caracteriza pelo elo acadêmico e profissional, constatando, de modo geral, uma visão positiva dos ex-integrantes sobre o desempenho e atuação do ensino prático, reiterando os pressupostos teóricos nesse campo de atuação.

Palavras-chaves: Aprendizagem. Empreendedorismo. Oportunidade.

 

THE PERFORMANCE OF A JUNIOR ENTERPRISE IN A HUMAN RESOURCE MANAGEMENT COURSE

 

This paper aims to discuss the relevance of a Junior Enterprise (JE) in the academic context as well as to analyse the perception of former JE members and the performance of their functions in the Human Resources (HR) area. Theoretical basis underlying this study addresses the assumptions of Law No. 13,267 of April 6th, 2016, which regulates the creation and organization of associations called JE (Junior Enterprise), in dialogue with the issues underlying the creation of a JE in Human Resources area. It is qualitative research, using a questionnaire answered by JE former members from a Technology Institution in the Alto Tietê Region in a Human Resources Management course, whose data were collected via WhatsApp. Results show the JE relevance, which is characterized by its academic and professional link, observing a positive view of former members on the performance of practical teaching, reaffirming the theoretical assumptions in this area.

 Key words: Learning. Entrepreneurship. Opportunity.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.