O IMPACTO DO INGLÊS NA CARREIRA ACADÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
O Inglês tornou-se tão importante à Ciência e Tecnologia que estudantes, cientistas e profissionais, cuja língua nativa não é o Inglês, necessitam dominar o idioma. No Brasil, essa realidade não é diferente de outros países. Faz-se então, necessário uma melhor preparação dos estudantes brasileiros que desejam seguir a carreira acadêmica. Pois, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aproximadamente 0,6% dos alunos brasileiros do Ensino Superior estão matriculados no exterior, menos da metade da média (1,6%) dos países pertencentes à OCDE. Justifica-se então, avaliar se o nível de Inglês e do conhecimento sobre as oportunidades que a carreira acadêmica pode proporcionar aos alunos da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, pode ter relação com o baixo índice de estudantes brasileiros no exterior. Para isso foi aplicado um questionário no campus da Faculdade de Tecnologia de Botucatu. Os dados foram avaliados por estatística descritiva e análise de correspondência múltipla. Os resultados demonstraram a importância de ações que as Instituições de Ensino Superior (IES), para formação dos estudantes, precisam tomar referentes aos assuntos discutidos neste trabalho. A pesquisa demonstrou, ainda, que a maioria dos entrevistados possui interesse em estudar fora do Brasil (64%), demonstrando que a IES, deste trabalho, necessita rever o seu papel de “mostrar o caminho” ao estudante. Os resultados revelaram uma significativa defasagem do nível de Inglês entre os estudantes e a falta de conhecimento sobre as oportunidades que a carreira acadêmica oferece. Esses resultados talvez possam justificar o baixo índice de estudantes brasileiros no exterior.
Palavras-chave: Carreira acadêmica. Estudantes brasileiros. Nível de Inglês.
THE IMPACT OF ENGLISH ON THE ACADEMIC CAREER FOR THE DEVELOPMENT OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
English has become as important to Science and Technology that students, scientists and professionals, whose native language is not english, need to master the language. In Brazil, this reality is no different from other countries. It is therefore necessary to better prepare Brazilian students who target to pursue an academic career. According to the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), approximately 0.6% of Brazilian higher education students are enrolled abroad, less than half the average (1.6%) of OECD countries. It is therefore justified to assess whether the level of English and knowledge of the opportunities that the academic career may provide to students at the Faculty of Technology of Botucatu, may be related to the low rate of Brazilian students abroad. For this, a questionnaire was applied on the campus of the Faculty of Technology of Botucatu. The data were evaluated using descriptive statistics and multiple correspondence analysis. The results demonstrated the importance of actions that Higher Education Institution (HEI), for the training of students, need to take regarding the subjects discussed in this work. The survey also showed that the majority of respondents have an interest in studying outside Brazil (64%), demonstrating that the HEI, in this work, needs to review its role of "showing the way" to the student. The results revealed a significant gap in the level of English among students and a lack of knowledge about the opportunities that academic career offers. These results may perhaps justify the low rate of Brazilian students abroad.
Key Words: Academic career. Brazilian students. English level.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.