EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Diante da pandemia que estagnou o mundo inteiro, a população mundial teve que entender que a melhor forma de combater esta ameaça era evitar sair de casa. As organizações fecharam suas portas, profissionais foram afastados e alguns perderam seus empregos para que não fossem atingidos pelo COVID-19. Infelizmente, para impedir que novas vítimas surgissem, as instituições de ensino tiveram de suspender suas aulas presenciais e buscaram a melhor maneira de não prejudicar o que foi planejado no quadro acadêmico do ano letivo de 2020. Para facilitar o ensino à distância, softwares de videoconferência foram se tornando cada vez mais essenciais. Plataformas como o Microsoft Teams, Google Classroom, Zoom, Cisco WebEx, entre outras oferecem planos gratuitos para unir professores e alunos. O artigo em questão aborda as vantagens que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vêm trazendo para diminuir as limitações que a pandemia trouxe, além de apresentar um questionário realizado com alunos de uma instituição de ensino superior sobre o uso da plataforma Microsoft Teams.
Palavras-chave: Educação à Distância. Ensino Remoto. Software. Tecnologia.
TECHNOLOGICAL EDUCATION DURING THE PANDEMIC OF COVID-19
ABSTRACT
In face of Covid pandemic that stagnated the entire world, the population had to understand that the best way to combat this threat is to avoid leaving home. Organizations closed their doors, professionals were on leave and some lost their jobs so that they were not affected by COVID-19. Unfortunately, in order to prevent new victims, educational institutions had to suspend their face-to-face classes and looked for the best way not to disturb what was planned in the academic framework of 2020 school year. To facilitate distance learning, software videoconferencing are taking place. Platforms such as Microsoft Teams, Google Classroom, Zoom, Cisco WebEx and others offer free plans to bring teachers and students together. This paper addresses the advantages that Digital Information and Communication Technologies (TDICs) have been reducing the limitations that the pandemic brought, in addition it presents a questionnaire carried out with students from a higher education institution on the use of the Microsoft Teams platform.
Key Words: Distance Education. Remote Teaching. Software. Technology.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.