A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM COMO VANTAGEM LOGÍSTICA:
Resumo
O presente trabalho demonstra a importância das embalagens para a logística de empresas fabricantes de bens de consumo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas com o objetivo de compilar as informações mais importantes e atualizadas sobre o assunto, além de estabelecer, por meio de um estudo de caso, uma análise comparativa entre duas embalagens do mesmo produto: a embalagem tradicional e a embalagem do produto concentrado a ser inserida no mercado. Estudos comparativos apresentaram as diferenças físicas entre as embalagens, envolvendo as dimensões e pesos das mesmas. Pesquisas realizadas junto ao fabricante foram indispensáveis para se chegar aos resultados obtidos com relação à armazenagem, manuseio, movimentação e transportes. A nova embalagem reduzida, devido à concentração do produto, resultou em grande economia para a logística da empresa, para o meio-ambiente e até para o consumidor final.
PALAVRAS-CHAVE: Armazenagem. Embalagem. Logística. Transporte.
THE IMPORTANCE OF PACKAGING AS LOGISTICS ADVANTAGE:
A CASE STUDY
ABSTRACT
This work demonstrates the importance of packaging to logistics for manufacturers of consumer goods. Literature searches were conducted with the objective of compiling the most important information and date on the subject, and to establish, through a case study, a comparative analysis between two containers of the same product: the traditional packaging and packaging the product concentrated be placed on the market. Comparative studies showed the physical differences between the packages, involving the dimensions and weights of them. Research conducted by the manufacturer were indispensable to achieve the results obtained with regard to storage, handling, handling and transport. The new packaging is reduced, due to the concentration of the product, resulting in savings in the logistics of the enterprise, the environment and even to the end consumer.
KEYWORDS: Storage. Packaging. Logistics. Transportation.
LA IMPORTANCIA DEL EMBALAJE COMO VENTAJA LOGÍSTICA: ESTUDIO DE CASO
RESUMEN
Este trabajo demuestra la importancia de los embalajes para la logística de empresas fabricantes de bienes de consumo. Fueron realizadas pesquisas bibliográficas con el objetivo de compilar las informaciones más importantes y actualizadas sobre el asunto, además de establecer, por medio de un estudio de caso, un análisis comparativo entre dos embalajes del mismo producto: el embalaje tradicional y el embalaje del producto concentrado a ser inserida en el mercado. Estudios comparativos presentaron las diferencias físicas entre los embalajes, involucrando sus dimensiones y pesos. Pesquisas realizadas junto al fabricante fueron indispensables para alcanzar los resultados obtenidos cuanto al almacenaje, manoseo, movimiento y transportes. El nuevo embalaje reducido, debido a la concentración del producto, resultó en gran economía para la logística de la empresa, para el medio-ambiente e incluso para el consumidor final.
PALABRAS-CLAVE: Almacenaje. Embalaje. Logística. Transporte.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.