ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS FORMADOS PELA FATEC INDAIATUBA NOS CURSOS DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E GESTÃO EMPRESARIAL UTILIZANDO TÉCNICAS DE BIG DATA

Gabriel Vieira Santello, Aldo Nascimento Pontes, Maria das Graças Junqueira Machado Tomazela

Resumo


Os modelos analíticos para interpretação de dados extraídos de plataformas educacionais podem auxiliar na análise e visualização de informações, ajudando a prever o desempenho dos alunos, gerando recomendações, fornecendo feedback, dentre outras aplicações. Atualmente, muitas instituições de ensino usam a análise de dados para melhorar os serviços que fornecem, tanto direta quanto indiretamente. Nesse contexto, a implementação de técnicas de Big Data oferece uma grande oportunidade, pois possibilita trabalhar com um grande volume de dados e métricas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo utilizar ferramentas de Big Data para analisar o desempenho acadêmico dos alunos da FATEC Indaiatuba dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial,  a partir de dados obtidos no cadastro das disciplinas no sistema SIGA das FATEC, comparando parâmetros relevantes entre os cursos, visando a apoiar a tomadas de decisão na faculdade em ações educacionais e para redução de evasão de alunos. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa experimental, composta pela revisão bibliográfica e aplicação de técnicas de Big Data por meio das bibliotecas Pandas e Matplotlib para Python. Assim foi possível determinar a relação entre o resultado acadêmico dos alunos,  as informações sobre quais semestres são mais propensos para o aluno desistir do curso e a influência da origem do aluno (escola pública ou particular) com os níveis de evasão, possibilitando maior engajamento do corpo discente e trazendo novas possibilidades de direcionamentos para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). 

Palavras chave: Análise de Dados; Dados Acadêmicos;  Tecnologia

 

COMPARATIVE ANALYSIS OF ACADEMIC PERFORMANCE OF STUDENTS GRADUATED BY FATEC INDAIATUBA IN COURSES ON ANALYSIS AND DEVELOPMENT OF SYSTEMS AND BUSINESS MANAGEMENT USING BIG DATA TECHNIQUES

 

ABSTRACT

Analytical models for interpreting data extracted from educational platforms can help in the analysis and visualization of information, helping to predict student performance, generating recommendations, providing feedback, among other applications. Today, many educational institutions use data analytics to improve the services they provide, both directly and indirectly. In this context, the implementation of Big Data techniques offers a great opportunity, as it makes it possible to work with a large volume of data and metrics. Therefore, this paper aimed to use Big Data tools to analyze the academic performance of FATEC Indaiatuba students in Systems Analysis and Development and Business Management courses, based on data obtained from the registration of disciplines in the SIGA system of FATECs, comparing relevant parameters between courses, aiming to support decision-making at the faculty in educational actions and to reduce student dropout. Experimental research was carried out, a bibliographical review and application of Big Data techniques through the Pandas and Matplotlib libraries for Python. It was possible to determine the relationship between the students' academic results, information about which semesters are more likely for students dropping out the course and the influence of the student's origin (public or private school) with dropout levels, enabling greater student engagement and bringing new possibilities of directions for the Faculties of Technology of the State of São Paulo (FATEC).

 Keywords: Data analysis; Academic Data; Technology


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.