SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DE SEUS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Resumo
RESUMO
Constituindo-se em uma necessidade da sociedade atual, o tema sustentabilidade tem sido cada vez mais discutido no dia a dia das pessoas. Nesse contexto, pesquisa do Ministério do Meio Ambiente (2022) visando mapear as percepções da população brasileira sobre as questões ambientais identificou que a grande maioria da população se sente mais motivada a consumir produtos com fabricação ambientalmente responsável e está disposta a novas formas de comportamento de consumo. Diante do exposto, é possível perceber que o tema sustentabilidade não pode mais ser negligenciado no ambiente corporativo, uma vez que tanto os consumidores como os investidores consideram tal variável fundamental na decisão de consumir ou investir. Partindo dessas premissas, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma revisão da literatura que contemple a temática da sustentabilidade no contexto das organizações. A partir dos estudos revisados, é possível perceber que as pessoas, sejam consumidores ou acionistas, estão muito mais preocupadas com questões sustentáveis do que outrora, tendo em vista os diversos problemas que já se tornaram parte comum do nosso cotidiano. Também é visível nas empresas a pretensão de contribuir para a melhoria dessas dificuldades. Depreende-se, portanto, que essa concepção, de que as empresas também devem colaborar no desenvolvimento do meio em que estão inseridas, passou a fazer parte das expectativas das pessoas, mesmo não sendo essa a função primordial de uma empresa.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Investimentos Socialmente Responsáveis. Responsabilidade Social Corporativa.
SUSTAINABILITY WITHIN ORGANIZATIONS: A LITERATURE REVIEW ON ITS FUNDAMENTAL CONCEPTS
ABSTRACT
Currently being a necessity in society, sustainability has been increasingly discussed in people's daily lives. In this context, a survey aimed at mapping the perceptions of the Brazilian population on environmental issues identified that the vast majority of the population feels more motivated to consume environmentally responsible products and is willing to adopt new forms of consumption behavior. Considering this situation, it is possible to perceive that sustainability theme can no longer be neglected in the corporate environment, since both consumers and investors consider such a fundamental variable in the decision to consume or invest. Thus, this paper aims at presenting a literature review that addresses the issue of sustainability in the context of organizations. From the reviewed studies, it is possible to see observe that people, whether consumers or shareholders, are much more concerned with sustainable issues than in the past, considering several problems that have become a common part of our daily lives. The intention of contributing to the improvement of these difficulties is also visible in the companies. It is possible to conclude that the conception that companies must also collaborate in the development of the environment in which they operate, has become part of people's expectations, even though this is not the primary function of a company.
Keywords: Sustainable Development. Socially Responsible Investments. Corporate Social Responsibility
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.