AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DA NORMA EURO VI EM UMA ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS

Paulo Rogério da Silva Colognesi, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


Os veículos pesados são responsáveis por uma grande parcela da emissão de poluentes, sendo uma grande preocupação para a humanidade, devido aos graves danos à saúde. O Brasil tem controlado as emissões poluentes veiculares através do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) desde 1990, observando os padrões e princípios europeus de limites para emissões de poluentes, e procedimentos de certificação. Esse programa já está em atualização para a fase nº 8 e tem como objetivo a implantação dos chassis com a tecnologia Euro VI. A aplicação desse tipo de chassi com a nova tecnologia no mercado causará impactos significativos nas encarroçadoras de ônibus, que demandará investimentos em adaptação e novos projetos, porém é muito importante devido ao grande benefício para a sociedade em geral. Observando esse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar de forma qualitativa como uma grande encarroçadora de ônibus localizada no Estado de São Paulo está se preparando para a implantação da Norma Euro VI. Para tanto, foi elaborado um questionário com 12 questões fechadas e 03 questões abertas aplicado aos gestores e analistas da empresa em estudo. Como resultado, os entrevistados preveem dificuldades na implantação da norma devido interface chassi e carroceria, além de impactos econômicos para o encarroçador e para cliente frotista devido o aumento de custo da nova tecnologia, porém se trata de um grande passo para a garantia da sustentabilidade e qualidade de vida para as futuras gerações.          

 

Palavras-chave: CONAMA, Encarroçadora de Ônibus, PROCONVE P8.

 

EVALUATION OF EURO VI IMPLEMENTATION STRATEGIES IN A BUS COMPANY

ABSTRACT

Heavy vehicles are responsible for a large portion of the emission of pollutants, being a great concern for humanity due to serious health damage. Brazil has controlled polluting vehicle emissions through the Air Pollution Control Program for Motor Vehicles (PROCONVE) since 1990, observing the European standards and principles of limits for pollutant emissions, and certification procedures. This program has been updating for phase 8 and its objective is to implement chassis with Euro VI technology. The application of this type of chassis with the new technology in the market will impact on bus bodybuilders, demanding investments in adaptation and new projects, being very important due to the great benefit for society. This paper aimed to qualitatively analyze how a large bus bodybuilder located in São Paulo state, Brazil is preparing for the implementation of the Euro VI Standard. A questionary was elaborated, with 15 closed questions and 01 open question applied to the managers and analysts of the studied company. Results show difficulties in implementing the standard due to the chassis and bodywork interface due to increased costs of the new technology. Nevertheless, it is a big step towards guaranteeing sustainability and life quality for future generations.

 Keywords: Bus Company, CONAMA, PROCONVE P8.


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