APLICAÇÃO DO MÉTODO DMAIC PARA MELHORIA DA QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS

Breno Rafael do Nascimento, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


RESUMO

Este trabalho é uma aplicação do método DMAIC como instrumento propulsor do processo de melhoria contínua em uma encarroçadora de ônibus localizada no estado de São Paulo. A pesquisa se classifica como aplicada, operacionalizada pelo método de estudo de caso. O principal problema identificado foi a não conformidade do produto que é a campainha do ônibus, sendo estudado por meio do diagrama de Ishikawa. Com o uso da ferramenta 5W2H, foram analisadas propostas e ações para a promoção da melhoria da qualidade do produto campainha e nos processos do setor de acabamento, estudando as causas dos possíveis problemas que geram a não conformidade desse produto. De acordo com a perspectiva e projeção, espera-se que com a aplicação do DMAIC proposto a empresa consiga alcançar seus objetivos, com melhoria no nível de serviço e desempenho operacional no setor de acabamento, por meio das soluções encontradas com a metodologia e as propostas de melhorias que o trabalho proporcionou.

 Palavras-chave: Melhoria, Processo, Qualidade.

 

IMPLEMENTING DMAIC METHOD IN BUS BODYBUILDER COMPANY FOR QUALITY IMPROVEMENT 

ABSTRACT

This paper shows application of the DMAIC method as a propelling instrument of the continuous improvement process in a bus bodybuilder in São Paulo state. It is applied research by a case study method.  Identified main problem was the non-compliance of the product, which is the bus bell, studied through the Ishikawa diagram. Using the 5W2H tool, proposals and actions were analyzed to promote the improvement of the quality of the bell and in the processes of the finishing sector, studying the causes of the possible problems that generate the non-compliance of this product. According to perspective and projection, it is expected that with the application of the proposed DMAIC, the company will be able to achieve its objectives, with an improvement in the level of service and operational performance in the finishing sector, through the solutions found with the methodology and proposals for improvements that the reseach provided.

 Key Words: Improvement, Process, Quality.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.