APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MELHORIA NAS ETAPAS DO GEOPROCESSAMENTO: ESTUDO DE CASO

Mariana Sandy Ferreira, Fernanda Cristina Pierre

Resumo


O geoprocessamento é complexo devido à sua estrutura que envolve pessoas, empresas ou instituições, além de técnicas e métodos operacionalizados por meio de rotinas e ferramentas. O processo abrange a armazenagem, edição e processamento desses dados, com o objetivo de gerar novas informações disponibilizadas por meio desse amplo sistema. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste na aplicação das ferramentas da qualidade, para diminuir o atraso nas entregas dos projetos que ocorre em uma empresa de geoprocessamento com os seguintes tipos de ferramentas brainstorming, Diagrama Ishikawa, a matriz GUT e 5W1H, em diversas etapas do geoprocessamento, propondo melhorias. Para tanto, foi realizado um brainstorming com os colaboradores, com o diagrama de Ishikawa foram identificadas doze possíveis causas. Somente então, foi utilizado a matriz GUT para selecionar as de alta prioridade e diante dos resultados foi aplicada a ferramenta 5W1H. As principais ações propostas foram fornecer treinamento periódicos de qualificação para os colaboradores, implantação de novas tecnologias, atividades em grupo para melhorar a comunicação entre os colaboradores, regulagem dos equipamentos regularmente. As ferramentas da qualidade são eficazes para aprimorar as etapas do geoprocessamento, facilitando a identificação visual e organização de problemas. Elas promovem uma análise abrangente, proporcionando uma clara percepção do plano de ação para solucionar questões.

 Palavras-chave: Diagrama. Ishikawa. 5W1H. Ferramentas. Qualidade.

 

APPLICATION OF QUALITY TOOLS FOR IMPROVEMENT IN THE STAGES OF GEOPROCESSING: CASE STUDY

ABSTRACT

Geoprocessing is complex due to its structure that involves people, companies or institutions, as well as techniques and methods operationalized through routines and tools. The process covers the storage, editing and processing of this data, with the aim of generating new information made available through this extensive system. Therefore, the objective of this work is to apply quality tools to reduce the delay in project deliveries that occurs in a geoprocessing company with the following types of brainstorming tools, Ishikawa Diagram, the GUT matrix and 5W1H, in different stages of the process. geoprocessing, proposing improvements. To this end, brainstorming was carried out with employees, using the Ishikawa diagram, twelve possible causes were identified. Only then, the GUT matrix was used to select those with high priority and, based on the results, the 5W1H tool was applied. The main proposed actions were to provide periodic qualification training for employees, implementation of new technologies, group activities to improve communication between employees, regular equipment adjustment. Quality tools are effective in improving the geoprocessing steps, facilitating the visual identification and organization of problems. They promote a comprehensive analysis, providing a clear perception of the action plan to resolve issues.

Keywords: Diagram. Ishikawa. 5W1H. Tools. Qualit


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