PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE GESTÃO DE ESTOQUE CURVA ABC EM UMA LOJA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS NA CIDADE DE BOTUCATU - SP
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a demonstração da utilização da curva ABC, com relação às vendas de uma loja de produtos agropecuários da cidade de Botucatu. A curva ABC é uma ferramenta muito utilizada na gestão de estoques, por classificar os itens conforme sua importância. Para o estudo, foram coletados dados de vendas no período de agosto de 2022 a março de 2023 com total de 30 itens analisados, sendo que, a classe A é representada por 17 itens, sendo eles 79,89% total do valor vendido, e 56,67% em relação ao total dos itens vendido. A classe B é representada por 9 itens, sendo eles 14,45% no total valor vendido, e 30,00% dos itens vendidos, e a classe C é representada por 4 itens, sendo eles 5,33% no total do valor vendido, e 13,33% dos itens vendidos. De acordo aos resultados obtidos, os itens classificados com A, são os que possuem a prioridade, tendo maior atenção, e tem grande impacto no orçamento total, correspondendo 79,89% do valor total dos produtos vendidos que foi de R$ 235.277,08. Desse modo, é possível projetar as vendas com maior precisão o que influencia diretamente nos níveis de estoque e na margem de lucro do negócio. Com esses resultados, a empresa agropecuária estudada espera fazer o levantamento de dados anualmente estabelecendo um processo de melhoria contínua no acompanhamento das vendas.
Palavras-chave: Valor total dos produtos. Vendas. Resultados
PROPOSAL FOR USING ABC CURVE INVENTORY MANAGEMENT TOOL IN AN AGRICULTURAL PRODUCTS STORE IN BOTUCATU – SP
ABSTRACT
This paper aims to demonstrate the use of ABC curve, concerning sales of an agricultural product store in Botucatu, São Paulo state. ABC curve is a tool widely used in inventory management for classifying items according to their importance. Sales data were collected from August 2022 to March 2023 with a total of 30 items analyzed. Class A represents 17 items, 79.89% of the total value sold, and 56.67% of the total items sold. Class B is represented by 9 items, with 14.45% of the total value sold, and 30.00% of the items sold; and class C is represented by 4 items, with 5.33% of the total value sold and 13.33% of items sold. Results show that items classified as A are the ones that have the priority, having greater attention, and have a great impact on the total budget, corresponding to 79.89% of the total value of the products sold, which was R$ 235,277.08. In this way, it is possible to project sales more accurately, which directly influences inventory levels and the profit margin of the business. Considering these results, the studied agricultural company expects to collect data annually, establishing a process of continuous improvement for monitoring sales.
Key words: Sales, Results. Total value of products
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.