PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARAANÁLISE DE OCORRÊNCIAS DE CAMPO EM UMA MONTADORA DE CARROCERIAS

Claudemir Roberto Silva, Gilson Eduardo Tarrento, Celso Fernandes Joaquim Junior

Resumo


RESUMO

O atendimento aos clientes e suas solicitações torna-se a cada dia um requisito obrigatório e diferenciado no momento de decisão de compra de um produto. Para as montadoras de carrocerias, a busca de informações de campo, principalmente sobre o produto, nem sempre é fácil. Com isso, as montadoras desenvolvem, junto aos mercados em que atuam com representantes de peças e serviços, técnicas que possibilitem atender aos clientes de uma maneira rápida e eficiente. Entretanto, infelizmente não há uma metodologia que mensure de maneira lógica as ocorrências de campo. Portanto, nota-se que este diferencial pode ser um dos pontos mais importantes dos gestores no momento da tomada de decisão, pois envolve principalmente custo de manutenção e afeta diretamente a qualidade do produto e a lucratividade da empresa. Assim, tornam-se relevantes as pesquisas que identifiquem como as montadoras de carrocerias têm tratado esta questão. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia para análise de ocorrências de campo, concatenando os dados de uma maneira clara e objetiva através de um sistema computacional proposto para a empresa, objeto desta pesquisa, onde os atendimentos serão registrados em um sistema denominado “Fatiz 1.0”. Como resultado, será possível um controle das operações de ocorrências de campo, bem como uma melhoria no processo de gestão. Conclui-se que o sistema proposto contribuirá para a melhoria da produtividade da empresa devido a sua integração e interface com clientes.

PALAVRAS–CHAVE: Clientes. Defeitos. Falhas. Qualidade

PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF AN ANALYSIS METHODOLOGY OF FIELD EVENTS ON A BUSMAKER

Abstract

Customer service becomes, day by day, a mandatory and differentiated requirement at the decision moment of a product purchase. For the bus makers, the search for field informations, especially regarding their products, is not so easy. For this reason, bus makers usually develop with their services and parts representatives techniques in order to meet their customers’ needs on a fast and efficient way. However, unfortunately, there is no methodology that may logically measure field occurrences. Therefore, this differential may be one of the most important points for the managers to make decisions, once it involves, mostly, maintenance costs and affects directly the product quality and the company profitability. Thus, researches that identify how bus makers have been dealing with this issue become relevant. Based upon this, the aim of this work is to present an analysis methodology for field occurrences concatenating data on a clear and objective way through a computational system proposed for the company focused on this paper. The customers’ demands will be recorded on a system named “Fatiz 1.0”. As a result it will be possible to control field concurrencies operations, as well as management process improvement. It is concluded that the proposed system will help to improve company productivity, due to its customer integration and interface.

Key – words: Customers. Defects. Failures. Quality.

 

PROPUESTA PARA ELABORACIÓN DE UNA METODOLOGÍA PARA ANÁLISIS DE OCURRENCIAS DE CAMPO EN UNA MONTADORA DE CARROCERÍAS

Resumen

El atendimiento a los clientes y sus solicitaciones se torna, a cada día un requisito obligatorio y diferenciado en el momento de decisión de compra de un producto. Para las montadoras de carrocerías, la búsqueda de informaciones de campo, principalmente sobre el producto, ni siempre es fácil. Con eso, las montadoras desarrollan, junto a los mercados en que actúan con representantes de piezas y servicios, técnicas que posibiliten atender a los clientes de una manera rápida y eficiente. Entretanto, infelizmente no hay una metodología que mensure de manera lógica las ocurrencias de campo. Por tanto, se nota que este diferencial puede ser uno de los puntos más importantes de los gestores en el momento de la toma de decisión, pues envuelve principalmente costo de manutención y afecta directamente la cualidad del producto y la ganancia de la empresa. Así, se tornan relevantes las pesquisas que identifiquen como las montadoras de carrocerías han tratado esta cuestión. En este contexto, el objetivo de este trabajo es presentar una metodología para análisis de ocurrencias de campo, concatenando los datos de una manera clara y objetiva a través de un sistema computacional propuesto para la empresa objeto de esta pesquisa, donde los atendimientos serán registrados en un sistema denominado “Fatiz 1.0”. Como resultado, será posible un control de las operaciones de ocurrencias de campo, así como una mejora en el proceso de gestión. Se concluye que el sistema propuesto contribuirá para la mejora de la productividad de la empresa debido a su integración e interface con clientes.

Palabras – clave: Clientes. Defectos. Fallas. Cualidad.


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