PROPOSTA DE ‘FRAMEWORK’ CONCEITUAL PARA O ENSINO DE ALGORITMOS

Roberto Correia de Melo

Resumo


Docentes de disciplinas de cursos de Tecnologias de Informação (T.I.) cujos objetivos são apresentar conceitos referentes a algoritmos e lógica de programação enfrentam com frequência dificuldades em suas atividades por não existir um framework conceitual para a abordagem dessas disciplinas, que tenha sido testado, seja relativamente simples de implementar, esteja ao alcance do entendimento dos discentes e que seja um roteiro prático para utilização pelos docentes. Este artigo propõe a criação e aplicação de um framework conceitual a ser seguido pelos docentes e discentes nas atividades presenciais dessas disciplinas, proporcionando-lhes melhores condições para desenvolverem suas atividades durante a abordagem desses assuntos. O framework se baseia na combinação de três fatores: 1) princípios das teorias cognitivas de Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, e Mindful Learning, de Ellen Langer; 2) utilização de conceitos heurísticos sobre como resolver problemas propostos por George Pólya; e 3) nas experiências em docência do autor deste artigo em combinar os primeiros dois fatores com técnicas de desenvolvimento de programas, tais como fluxogramas, testes de mesa, pseudocódigo e código-fonte em linguagem “C” em sala de aula e laboratórios.

PROPOSED CONCEPTUAL “FRAMEWORK” FOR TEACHING TECHNOLOGY COURSES IN ALGORITHMS

 

ABSTRACT

 

Teachers of Information Technology (I.T.) disciplines which have the aim to introduce students to concepts of algorithms, programming logic, and similar, have to face frequently deep dificulties due the non-existence of a conceptual framework which allow teach them. This paper proposes a way to fill this lack of actions by means of creating and applying a “conceptual framework” to be used by teachers and students when they are involved in face-to-face activities. This will construct to them better ways to their activities for one or two semesters of this kind of discipline. The proposed “conceptual framework” is based on three main ideas: 1) over concepts from cognitive theories as Multiple Intelligences, by Howard Gardner, and Mindful Learning, by Ellen Langer, 2) using heuristic concepts about how to solve problems, proposed by George Pólya, and 3) over the teaching experience of this article author in mixing the two first ideas with programming developing techniques as flowcharts, desk tests, pseudocode and source code written in “C” programming language in classes and labs.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.