TRABALHO EM EQUIPE: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA DE SERVIÇOS E VENDAS
Resumo
No contexto empresarial, há diversos fatores que influenciam a melhoria e o desenvolvimento de uma organização. Entre esses fatores estão o trabalho em equipe e a comunicação. O trabalho em equipe eficiente é um dos elementos que gera diferença na conquista de mercado e destaque entre a concorrência. A fim de alcançar seus objetivos e metas, garantindo seu potencial competitivo, uma equipe necessita de avaliação constante das condições de desempenho em comunicação de seus integrantes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância da comunicação interna para o melhor desenvolvimento do trabalho em equipe e para o desempenho de qualidade nos serviços oferecidos em uma organização e identificar dificuldades vivenciadas no trabalho em equipe dentro de uma pequena organização. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo em uma empresa de pequeno porte do ramo de serviços e vendas, com a finalidade de se fazer um diagnóstico das principais dificuldades – associadas à comunicação – enfrentadas no trabalho em equipe, a fim de apresentar possíveis sugestões de melhoria após a análise dos dados. Essa pesquisa de campo foi feita a partir da aplicação de questionários com todos os colaboradores da empresa, além de seu gestor. Como resultado, constatou-se que na empresa, objeto do estudo, havia uma equipe ainda em formação. A partir dos dados obtidos, também foram apresentadas sugestões para melhoria no tocante à comunicação praticada em tal organização.
TEAMWORK: THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION IN MANAGING A SMALL BUSINESS SALES AND SERVICE
ABSTRACT
In the business context, there are several factors that influence the improvement and development of an organization. Among these factors are teamwork and communication. Efficient teamwork is one element that generates difference in marketing achievements and prominence within market competition. In order to reach its goals and objectives, ensuring their competitive potential, a team requires constant evaluation of performance conditions in communication among its members. Thus, the aim of this paper was to highlight the importance of internal communication for a better development of teamwork and quality performance in the services offered in an organization and identify difficulties experienced in teamwork within a small organization. Therefore, in addition to literature we conducted a field study in a small business in the service and sales industry, in order to make a diagnosis of major difficulties - associated with communication - faced within teamwork aiming at, after data analysis, presenting possible suggestions for improvement. This field research was carried out through questionnaires to all employees of the company as well as the manager.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.