OTIMIZAÇÃO DA REDE DE FLUXO DOS GRÃOS DE SOJA DO VETOR LOGÍSTICO CENTRO-SUDESTE BRASILEIRO PARA EXPORTAÇÃO
Resumo
Este trabalho recorre ao recurso da programação linear para encontrar a rede de fluxo de custo mínimo para a soja produzida e exportada através do Vetor Logístico Centro-Sudeste que conta com os portos de Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul. Foram tratados os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2014 e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2015 sobre a produção e a exportação do grão e foram analisadas diferentes opções de modais de transporte. A rede logística consta de 47 origens, 3 destinos e 10 possibilidades de modais e ou combinações entre eles. Foi elaborado um modelo de programação linear e utilizada a Linguagem de Modelagem GAMS. A solução ótima do problema indicou uma grande participação do modal rodoviário para o deslocamento dos grãos aos portos e o transporte multimodal se mostrou fundamental para o escoamento da soja produzida nas regiões mais interioranas. O porto de Santos foi indicado para a absorção de toda a soja produzida na região do Triângulo Mineiro, Sudoeste de Minas Gerais, Sul de Goiás, estado de São Paulo e boa parte do estado do Mato Grosso do Sul. O porto de Paranaguá foi apontado como o principal destino para atender a produção do norte do Paraná.
Palavras-chave: Custo de Transporte. Logística da Soja. Programação Linear.
FLOW NETWORK OPTIMIZATION OF SOYBEAN FROM BRAZILIAN CENTER-SOUTHEAST LOGISTIC VECTOR FOR EXPORTATION
For this study it was used linear programming resource to find the minimum cost flow network for soybeans produced and exported through the Center-Southeast Logistic Vector within Santos, Paranaguá and São Francisco do Sul ports. Official data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics of 2014 were used as well as data from the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade of 2015 about grain production and exportation. Also, different transport modalities were analyzed. Logistic network consists of 47 origins, 3 destinations and 10 modal possibilities and/or combinations among them. A linear programming optimization model was developed in GAMS Modeling Language. Optimum solution of the problem indicated a great participation of road modal for grain transportation to the ports and multimodal transport was fundamental for the flow of soybean produced in inland regions. Santos port was indicated for the absorption of all the soybeans produced in the Triângulo Mineiro region, Southwest of Minas Gerais state, South of Goiás state, São Paulo state and much of Mato Grosso do Sul state. Paranaguá Port was designated as the main destination to receive the production from the Northern of Paraná state.
Key words: Transportation Costs. Soybean Logistics. Linear Programming.
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