ANÁLISE ENERGÉTICA NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE MULTIMODAL DA SOJA

Fábio César Bovolenta, Marco Antonio Martin Biaggioni

Resumo


O presente trabalho analisa o fluxo energético considerando uma rota atualmente existente para o escoamento de soja da região Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente, do município de Rio Verde/GO até o porto de Santos/SP, visto que é um grande polo exportador de granéis sólidos. Foi selecionada uma rota para a análise, contemplando a multimodalidade, ou seja, os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Para todos os modais estudados, adotou-se um “fator de equivalência de carga”, deixando cada modalidade de transporte em condições semelhantes de carga transportada. Os fatores físicos envolvidos no processo – tais como equipamentos e máquinas, combustíveis, graxas, lubrificantes, mão de obra e manutenção de vias – foram quantificados e convertidos em unidades energéticas (MJ), por meio de coeficientes energéticos. Os resultados obtidos indicaram maior gasto energético para o modal rodoviário (0,50 MJ.km-1.t-1), seguido pelo modal ferroviário (0,42 MJ.km-1.t-1) e, em terceiro, o modal hidroviário (0,22 MJ.km-1.t-1).


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