MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO DE VEÍCULOS NACIONAIS ATÉ MIL CILINDRADAS: UM ESTUDO DE CASO

Lôys Leine Alegre da Silva, Paulo André de Oliveira

Resumo


Basicamente, todo bem de capital adquirido por uma empresa se desvaloriza com o passar do tempo, independente do seu valor. Esse processo ocorre de forma diferenciada, por exemplo, com obras de arte ou imóveis que possuem perda relativamente baixa ou até mesmo nula do seu valor. Os motivos dessa desvalorização podem ser desgaste pelo uso excessivo ou pela ação da natureza, pela variação econômica, ou por se tornarem obsoletos tecnologicamente. Do ponto de apuração de custos essa variação de valor deve ser considerada nos bens ou serviços produzidos por uma empresa, para que este bem de capital depreciado possa ser substituído ao termino de sua vida útil. Desta forma, a escolha do método de cálculo que melhor represente a depreciação de um bem de capital, como um veículo, é uma importante e necessária ferramenta auxiliadora no gerenciamento dos custos logísticos de uma empresa. Este trabalho teve como o objetivo de determinar o melhor modelo de ajuste de valor de depreciação para um grupo de veículos no mercado nacional. Utilizou-se dos preços de veículos de até mil cilindradas com produção continuada de 2012 a 2016 no mercado nacional comparando-se a depreciação real de mercado com os modelos de depreciação Linear, Exponencial e Cole (Somatório dos Dígitos Periódicos). Concluiu-se que os métodos de depreciação Exponencial e de Cole foram os mais adequados para um grupo de veículos de mil cilindradas de até R$ 38.143,00 de valor de aquisição no mercado nacional.

Palavras-chave: Custo. Depreciação. Frota.

 DEPRECIATION METHODS FOR NATIONAL VEHICLES UP TO ONE THOUSAND CYLINDERS: A CASE STUDY

ABSTRACT

Basically, every capital good acquired by a company depreciates over time, regardless of its value. This process occurs differently, for example, with artworks or real estate that have relative low, or even zero, loss of their value. The reasons for this devaluation may be wear and tear due to excessive use or action of nature, economic variation, or becoming technologically obsolete. From the cost determination point, this change in value must be considered in the goods or services produced by a company, so that depreciated capital asset can be replaced at the end of its useful life. In this way, the choice of the calculation method that best represents the depreciation of a capital asset, such as a vehicle, is an important and necessary tool to help manage a company's logistics costs. The purpose of this study was to determine the best model of depreciation value adjustment for a group of vehicles in the domestic market. The prices of vehicles up to 1,000cc, with continued production from 2012 to 2016, in the domestic market, were compared to the real depreciation of the market with the Linear, Exponential and Cole depreciation models (Sum of Periodic Digits). It was concluded that the Exponential and Cole depreciation methods were the most adequate for a group of vehicles with 1000cc up to R$ 38,143.00 of acquisition value in the domestic market.

Keywords: Cost. Depreciation. Fleet.

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