ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O TRANSPORTE PRÓPRIO E O TERCEIRIZADO NO TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO

Andréa Aparecida Vilhena de Oliveira, Luis Bravin

Resumo


A educação é um direito garantido na Constituição Federal do nosso país, cabendo ao Estado oferecer condições para que esse direito seja alcançado por todos os cidadãos. Porém, para muitas pessoas residentes em regiões afastadas e na área rural, o acesso a esse direito acaba prejudicado devido à distância residência-escola. Por este motivo, faz-se necessário que o Poder Público Municipal ofereça o Transporte Escolar gratuito para propiciar aos alunos, do ensino infantil, fundamental e médio da área rural, oportunidades de educação iguais às que são oferecidas à população urbana, e importa que esse serviço seja prestado de maneira a garantir a segurança e a dignidade desses alunos. Por se tratar de um sistema complexo, exigindo grande quantidade de recursos, os custos sempre serão uma das questões mais importantes para o setor. Com o objetivo de amparar esse setor o Governo Federal, através de diversos programas financeiros, oferece uma ajuda aos Municípios em caráter suplementar. Nesse contexto o presente estudo visou quantificar esses custos, bem como comparar com os custos de terceiros, além de buscar soluções práticas para sanar as deficiências do setor. A metodologia baseou-se em um estudo de caso realizado na Prefeitura Municipal de Botucatu, mais especificamente no Setor de Transporte Escolar, de onde foram coletados os dados e o programa computacional Microsoft Office Excel utilizado para a construção de histogramas e tabelas. Chegou-se à conclusão que é mais viável manter o transporte próprio que terceirizá-lo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Custos de transporte. Educação. Terceirização. Transporte Escolar.

 

COMPARATIVE STUDY BETWEEN HIMSELF AND OUTSOURCED TRANSPORTATION ON THE SCHOOL PUBLIC TRANSPORT

 

ABSTRACT

 

Education is a right guaranteed by the Constitution of our country, while the State provide the conditions for this right is achieved for all citizens. However, for many people living in remote and rural areas in access to that right away just hampered due to home-school. For this reason, it is necessary that the Municipal Public Power offers the School Bus is free to provide students, teaching kindergarten, elementary and middle of rural areas, educational opportunities equal to those offered to urban population, and that this matter service is provided so as to ensure the safety and dignity of those students. Because it is a complex system, requiring large amounts of resources, costs will always be one of the most important issues for the sector. Aiming to bolster this sector the Federal Government, through various financial programs, provides assistance to municipalities in a supplementary. In this context, the study sought to quantify these costs and compare with the costs of third parties, and seek practical solutions to address deficiencies in the sector. The methodology was based on a case study in the Municipality of Botucatu, more specifically in the Transport Sector School, from which data were collected and the computer program Microsoft Office Excel used for the construction of histograms and tables. Reached the conclusion that it is more feasible to transport himself to outsource.

 

KEYWORDS: Shipping costs. Education. Outsourcing. School Transport.

 

ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE EL TRANSPORTE PROPIO Y EL CONTRATADO EN EL TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO

 

RESUMEN

 

La educación es un derecho garantizado por la Constitución Federal de nuestro país, cabiendo al Estado ofrecer condiciones para que eso sea logrado por todos los ciudadanos. Sin embargo, para muchas personas residentes en regiones alejadas y en el área rural, el acceso a ese derecho acaba perjudicado debido a la distancia residencia-escuela. Por este motivo, es necesario que el Poder Público Municipal ofrezca el Transporte Escolar gratuito para propiciar a los alumnos, del enseño infantil, fundamental y medio del área rural, oportunidades de educación iguales a las que son ofrecidas a la población urbana, y es  importante que ese servicio sea prestado de manera a garantizar la seguridad y la dignidad de esos alumnos. Por tratarse de un sistema complejo, exigiendo gran cuantidad de recursos, los costos siempre serán una de las cuestiones más importantes para el sector. Con el objetivo de amparar ese sector el Gobierno Federal, a través de diversos programas financieros, ofrece una ayuda a los municipios en carácter suplementar. En ese contexto el estudio visó cuantificar esos costos, así como comparar con los costos de contratados, además de buscar soluciones prácticas para sanar las deficiencias del sector. La metodología se basó en un estudio de caso realizado en la Prefeitura Municipal de Botucatu, más específicamente en el Sector de Transporte Escolar, de donde fueron recolectados los datos y el programa computacional Microsoft Office Excel utilizado para la construcción de histogramas e tablas. Se concluyó que es más viable mantener el transporte propio que contratar ese servicio.

 

PALABRAS-CLAVE: Costos de transporte. Educación. Contratación de Servicio. Transporte Escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.