PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UM COMÉRCIO DA CIDADE DE SÃO MANUEL

Adolfo Alexandre Vernini, Mariana Bonifäcio Simões

Resumo


RESUMO

Nos dias atuais, uma das áreas que mais se desenvolve dentro das organizações é a gestão dos estoques. A curva ABC, é uma importante ferramenta para auxiliar a gestão de estoque, com melhor controle de informações e materiais. As empresas passaram a estudar melhor seus estoques para constatar a necessidade das cadeias produtivas, levando em consideração a necessidade de baixar os recursos investidos em estoques que não giram. O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização da curva ABC em um comércio da região de São Manuel-SP. O estudo foi elaborado por meio de dados obtidos por relatórios gerenciais no período de 6 meses (maio de 2021 a novembro de 2021). Os dados foram compilados para uma planilha, gerando um relatório semestral das vendas para então classificar os itens nas classes da curva ABC. De acordo com os resultados obtidos, os itens classificados como A, são os que possuem elevada prioridade, merecendo, dessa forma, maior atenção e gestão destes produtos, pois tais itens têm grande impacto no orçamento total, correspondendo 77,97% do valor total dos produtos vendidos que foi de R$ 56.650,00.

 Palavras-Chave: Classificar. Resultados obtidos. Produtos vendidos.

  

IMPLEMENTATION OF ABC CURVE AS A TOOL FOR INVENTORY MANAGEMENT IN A STORE IN SÃO MANUEL-SP

 

ABSTRACT

Nowadays, one of the most developed areas within organizations is inventory management. The ABC curve is an important tool to help inventory management, with a better control of information and materials. Companies have been closely observing their inventories to verify the need for production chains, taking into account the need to lower the resources invested in low flow inventories. This paper aims to study the use of the ABC curve in a store in the region of São Manuel-SP. Data were obtained from management reports in a period of 6 months (May, 2021 to November, 2021). Data were compiled into a spreadsheet, generating a semi-annual sales report to, then, classify the items in the ABC curve classes. Obtained results showed A items as those with high priority, thus deserving greater attention and management of these products, for such items have a great impact on the total budget, corresponding to 77.97% of the total value of sold products which was R$ 56,650.00.

 

Keywords: Products sold. Results obtained. Ranking.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.