BILHETAGEM AUTOMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO E OPERAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO EM BOTUCATU

Mário Augusto Camalionte, Bernadete Rossi Barbosa Fantin

Resumo


Este trabalho tem por finalidade demonstrar as características de um sistema de bilhetagem eletrônica e quais as vantagens do uso desse sistema na gestão do transporte público urbano, tanto para a empresa privada, que faz a operação do sistema, quanto ao poder público, responsável pela sua gestão. A justificativa da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica dentro do transporte público urbano se revela importante, devido ao grande leque de informações que este pode viabilizar para o suporte em tomada de decisões. Mas esta implantação só é possível se o poder público e o privado fizerem uma análise sobre o que de fato se pretende ganhar com um sistema de bilhetagem eletrônica, como integração temporal e tarifária, melhor fiscalização dos usuários, maior controle das operações, etc. Então, após uma análise do investimento necessário e do que se espera do sistema, os colaboradores (empresa privada e poder público), para a implantação do sistema, terão de conhecer a tecnologia para saber suas capacidades, limitações e os possíveis impactos refletidos para os operadores, gestores e sociedade. Desta forma, ao se fazer a comparação entre o que o sistema oferece e o que dele está realmente sendo extraído por seus agentes – empresa privada e poder público –, pretende-se satisfazer em essência os objetivos mencionados neste trabalho, considerando como pré-requisitos o bem estar do usuário e a qualidade do transporte.

 

PALAVRAS - CHAVE: Ferramenta de tomada de decisão. Sistema de bilhetagem eletrônica. Transporte público urbano.

 

AUTOMATIC TICKETING AS A TOOL FOR MANAGEMENT AND OPERATION OF URBAN PUBLIC TRANSPORTATION SYSTEM IN BOTUCATU

 

ABSTRACT

 

This paper aims to demonstrate the features of an electronic ticketing system and the advantages of using this system in the management of urban public transport, both for the private company which makes the operation of the system, when the government is responsible for management. The justification of the implementation of electronic ticketing system within the urban public transport reveals important due to the wide range of information that can enable this for support in decision making. But this deployment is possible only if the public and private do an analysis on what it actually intends to win with an electronic ticketing system, such as temporal integration and pricing, improved monitoring of users, greater control of operations, etc. Then, after a review of investment required and expected of the system, the employees (government and private enterprise) for the implementation of the system must know the technology to know its capabilities, limitations and possible impacts reflected to the operators, managers, and society. Thus, when making the comparison between what the system offers and what it is actually being extracted by their agents – private and public – is intended to meet the objectives mentioned in essence this work, considering the prerequisites welfare of the user and the quality of transport.

 

KEYWORDS: Decision-making tool. Electronic ticketing system. Urban public transport.

 

 

BILLETAJE AUTOMÁTICO COMO UNA HERRAMIENTA DE GESTIÓN Y OPERACIÓN DEL SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO EN BOTUCATU

 

RESUMEN

 

Este trabajo tiene por finalidad demostrar las características de un sistema de billetaje electrónico  y  las ventajas del uso de ese sistema en la gestión del transporte público urbano, tanto para la empresa privada, que hace la operación del sistema, como al poder público, responsable  por  su gestión. La justificativa de la implantación del sistema de billetaje electrónico dentro del transporte público urbano se revela importante, debido al gran abanico de informaciones que este puede viabilizar para el soporte en la toma de decisiones. Mas esta implantación solo es posible si el poder público y privado hacen un análisis sobre lo que realmente se pretende ganar con un sistema de billetaje  electrónico, como integración temporal y tarifaria, mejor fiscalización de los usuarios, mayor controle de las operaciones, etc. Así que, después de un análisis de la inversión necesaria y de lo que se espera del sistema, los colaboradores (empresa privada y poder público) para la implantación del sistema tendrán de conocer la tecnología para saber sus capacidades, limitaciones y los posibles impactos reflejados para los operadores, gestores y sociedad. De esta forma, al hacerse  la comparación entre lo que el sistema ofrece y lo que de él se está realmente siendo extraído por sus agentes – empresa privada y poder público –, se pretende satisfacer en esencia los objetivos mencionados en este trabajo, considerando como pre-requisitos el bienestar del usuario y la cualidad del transporte.

 

PALABRAS - CLAVE: Herramienta en la toma de decisiones. Sistema de billetaje electrónico. Transporte público urbano.


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