A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A QUALIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Resumo
RESUMO
A busca pela qualidade na gestão empresarial tem se intensificado nas últimas décadas, visto que o mercado se apresenta cada vez mais competitivo e, consequentemente, mais exigente em inúmeros aspectos, especialmente no tocante à comunicação. A partir desse contexto, propõe-se o presente artigo cujo objetivo é apresentar algumas considerações a respeito do modelo de contrato de comunicação, proposto por Patrick Charaudeau (2008), e sua implicação no ambiente empresarial. Para tanto, faz-se como percurso metodológico uma breve revisão de literatura sobre o estudo da comunicação sob a perspectiva linguística e, a partir daí, passa-se a refletir sobre os papéis dos sujeitos participantes do ato comunicativo, especialmente em um contexto empresarial.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação. Gestão empresarial. Qualidade.
THE IMPORTANCE OF COMMUNICATION FOR THE MANAGEMENT’S QUALITY
ABSTRACT
The search for quality in business management has intensified in recent decades, as the market is also becoming more competitive and therefore more demanding in many aspects, especially regarding communication. From this context, it is proposed in this paper whose aim is to present some considerations about the contract model of communication, proposed by Patrick Charaudeau (2008), and its involvement in the business environment. Therefore, it is as methodical way a brief review of literature on the study of communication from the perspective of linguistics and, thereafter, is to reflect on the roles of the participants' communicative act, especially in a business context.
KEYWORDS: Communication. Management. Quality.
LA IMPORTANCIA DE LA COMUNICACIÓN PARA LA CUALIDAD EN LA GESTIÓN EMPRESARIAL
RESUMEN
La búsqueda por la cualidad en la gestión empresarial ha intensificado en las últimas décadas, ya que el mercado se presenta cada vez más competitivo y, consecuentemente, más exigente en muchos aspectos, especialmente refiriéndose a la comunicación. A partir de ese contexto, se propone el presente artículo cuyo objetivo es presentar algunas consideraciones respecto al modelo de contrato de comunicación, propuesto por Patrick Charaudeau (2008), y su implicación en el ambiente empresarial. Para ello, se hace como recorrido metodológico una breve revisión de literatura sobre el estudio de la comunicación bajo la perspectiva lingüística y, a partir de eso, se pasa a reflexionar sobre los papeles de los sujetos participantes del acto comunicativo, especialmente en un contexto empresarial.
PALABRAS-CLAVE: Comunicación. Cualidad. Gestión empresarial.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.